A marcenaria e o uso de ferramentas pneumáticas - dicas para melhorar a sua produtividade e limpeza
Confira abaixo o relato e comentários de um marceneiro sobre o uso de ferramentas pneumáticas em sua marcenaria:
Entre os motivos pelos quais as marcenarias usam ar comprimido para operar as ferramentas estão o peso, a manutenção e o ruído. Veja, por exemplo, uma lixadeira de palma. Como não há motor, uma lixadeira pneumática pode pesar menos do que uma elétrica. É verdade que alguns gramas não importam - a menos que você o use várias horas por dia ou talvez acima de sua cabeça.
Como não há motor, as ferramentas pneumáticas parecem durar para sempre. Se não houver peças móveis sob o capô, não há nada para quebrar.
E o som é definitivamente um problema. Uma das maiores vantagens das ferramentas pneumáticas é que o zumbido estridente e irritante de um motor universal desaparece, sendo substituído por um tom sonoro e calmante que poupa ouvidos e nervos. Bem, é reconfortante, desde que o compressor esteja localizado em outra sala atrás de portas à prova de som.
Tipos de ferramentas a compressor de ar - conheça os principais tipos para saber como escolher.
Ferramenta pneumáticas vs ferramentas hidráulicas - entenda as diferenças, pontos positivos e negativos destes dois tipos de ferramentas.
Vantagens das ferramentas pneumáticas - conheça os benefícios das ferramentas a ar em relação aos outros tipos de ferramentas elétricas ou a gasolina.
Como fazer a manutenção de compressor de ar de oficina mecânica - conheça este checklist prático para você aplicar no seu negócio.
Segurança de compressor de ar - veja como usar seu compressor de ar com segurança.
Compressor de ar como usar na oficina mecânica - veja um guia de uso de compressor de ar para ferramentas pneumáticas.
Como comprar motocompressor de ar - veja dicas para escolher o melhor compressor de ar.
Guia de compra de compressor de ar - um guia completo de como escolher.
Combinação do sistema de ar comprimido para marcenaria
As lixadeiras pneumáticas são geralmente mais baratas no início do que as elétricas de boa qualidade, mas um marceneiro precisa levar em consideração o custo de um grande compressor estacionário na equação porque uma lixadeira usará muito mais ar do que um pequeno compressor portátil pode fornecer. Você deve verificar os manuais da ferramenta e do compressor antes de casá-los.
Você está procurando CFMs (o volume de ar) em PSI (pressão de ar) específico e precisa comparar maçãs com maçãs. Se o seu compressor fornece alto volume em baixa pressão e a ferramenta usa alto volume em alta pressão, você tem um problema.
Uma desvantagem das ferramentas pneumáticas é que elas não são sem fio e, às vezes, um neófito (ou mesmo um veterano muito confiante) pode permitir que aquela mangueira de ar pesada derrube a lixadeira e cave um buraco em forma de meia-lua em um painel folheado. A solução é suspender as linhas de suprimento de ar acima da obra, em vez de permitir que elas percorram o chão.
Quando se trata de fornecer energia, também há espaço para discussão. Algumas lixadeiras pneumáticas têm muito torque, enquanto as elétricas geralmente têm mais opções quando se trata de variação de velocidade e padrões orbitais. A coleta de poeira pode ser um problema com as lixadeiras pneumáticas tradicionais, pois não há como conectar uma linha de vácuo a elas. Fornece ar, extrai poeira e fornece exaustão (o ar tem que ir para algum lugar) e faz tudo por meio de uma mangueira.
Um item básico da oficina de móveis
Além das lixadeiras, o ar comprimido é a fonte de energia preferida para as ferramentas mecânicas que os marceneiros usam ocasionalmente, como chaves de impacto e catraca. Os acoplamentos de ar permitem trocas muito rápidas de uma ferramenta para a próxima e ter um par de chaves configuradas com antecedência com os soquetes do tamanho certo para montar, digamos, móveis desmontados ou ferragens de pernas de mesa, pode fazer um trabalho muito rápido .
Qualquer loja que esteja construindo trabalhos de assistência já sabe o quão valiosos são os pregos e grampeadores de ar na montagem. As unhas não são grandes fixadores de fricção intra-fibra em si mesmas, mas geralmente mantêm uma junta até a cura da cola. E os grampos, porque espalham a pressão, têm muito poder de retenção, especialmente em materiais fraturados como o MDF.
Quando liguei, vários fabricantes de ferramentas pneumáticas mencionaram que as ferramentas pneumáticas oferecem uma relação peso / potência muito melhor do que as ferramentas elétricas, então nos retiramos para a oficina e pesamos um pouco. Essa afirmação parece ser verdadeira para algumas ferramentas, mas não para todas. Por exemplo, nossas furadeiras movidos a ar eram mais leves do que seus primos elétricos, mas o pregador de pinos elétrico pesava menos que o pneumático. As ferramentas pneumáticas são frequentemente apontadas como tendo mais torque e rotações mais altas por minuto também.
As ferramentas pneumáticas tendem a ocupar menos espaço na bancada, porque não têm cabos de alimentação conectados a elas ou bancos de carregadores de bateria conectados na parede. No entanto, as mangueiras de ar podem custar as ferramentas que oferecem vantagem se não forem gerenciadas e roteadas adequadamente.
Em geral, as ferramentas pneumáticas parecem ser mais seguras do que as elétricas (embora as ferramentas elétricas de hoje sejam incrivelmente seguras). Liberações de gatilho (como as travas de pressão em pregos pneumáticos que param o disparo das armas, a menos que a liberação seja acionada) parecem ser mais universais no mundo pneumático. O sistema de entrega também é mais seguro: um instalador que usa uma ferramenta pneumática enquanto está inadvertidamente na água não se tornará um conduíte para o aterramento como faria se um cabo de energia elétrica entrasse em curto. Esta é uma consideração muito real em situações que vão de banheiros a reparos de barcos.
Utilidade das ferramentas a ar na marcenaria
Onde as ferramentas pneumáticas brilham, é claro, está no processo de acabamento. Os sistemas de pulverização HVLP pneumáticos fornecem um fluxo de acabamento previsível e uniforme, sem ruído, calor ou problemas de poeira.
Para os instaladores, a perspectiva de substituir esmeris, cinzéis e martelos de impacto por versões a ar é atraente porque as versões a ar costumam ser mais robustas. A desvantagem potencial aqui é que o compressor no local precisa ser muito grande, portanto, vale a pena dar uma olhada em um caminhão ou até mesmo em uma unidade de reboque, dependendo do tamanho da equipe de instalação. Quando compressores menores precisam recarregar ou resfriar, eles podem atrasar o trabalho porque não há ar comprimido para operar as ferramentas.
Existem alguns pregos sem fio por aí, mas eles não são ferramentas pneumáticas. Eles usam um cilindro de gás e um sistema de ignição baseado em bateria e, embora se pareçam muito com uma pistola de pregos pneumática padrão, são animais muito diferentes. Nós moldamos uma casa em uma cidade da serra, onde o terreno ficava um pouco acima de 6.000 pés de altitude e eles se tornaram bastante temperamentais, especialmente quando o tempo esfriou. Mas para a maioria dos trabalhos de enquadramento e acabamento, eles são uma opção muito viável e econômica quando se considera que não há necessidade de comprar um compressor ou um gerador. Na marcenaria (ao invés de estar fora em uma instalação), eles não fazem muito sentido: pistolas padrão menos complicadas funcionando com um compressor terão menos probabilidade de falhar e serão mais baratas de operar.
Os motores elétricos são resfriados pelo ar ambiente e precisam trabalhar mais em condições extremas, especialmente de calor. O único e grande motor elétrico que aciona um compressor é muito mais robusto, durável e mais duradouro do que as dezenas de pequenos motores que pode substituir em brocas, lixadeiras, roteadores e assim por diante. E esses pequenos motores falham: todos nós tivemos furadeiras elétricas morrendo no trabalho, geralmente quando estamos a quilômetros da loja de ferragens mais próxima ou quando há apenas mais dois parafusos para colocar na última dobradiça antes de entregarmos o centro de entretenimento.
Ferramentas pneumáticas em promoção
- Pistola de Pintura 1.4mm Wimpel
- Lixadeira Orbital 6" Pneumática com Aspiração Sigma
- Pistola de Pintura HVLP 1.3mm com maleta Wimpel
- Pistola de Pintura HVLP 1.3mm Wimpel
- Pistola de Textura com capacidade de 4 Litros Wimpel
- Pistola de Pintura 1.7mm Standard Wimpel
- Pistola de Pintura HVLP 1.7mm Standard Wimpel
- Pistola de Pintura em nylon 1.2mm Wimpel
- Pistola de Pintura em alumínio 1.4mm Wimpel
- Pistola de Pintura 1.5mm Gravidade Wimpel
- Filtro Regulador de Ar Grande 1/2" Sigma
- Rebitadeira de Coluna Hidropneumática - Hidraumon
- Martelete Pneumático 10,4MM Puma
- Furadeira Reversível Pneumática 1/2" Puma
- Rebitador Pneumático 3/16" Puma Brasil
- Lixadeira Orbital 6" Pneumática com Aspiração
Algumas dicas para uso de ferramentas pneumáticas em marcenarias
Se você adicionar opções pneumáticas à sua marcenaria, os fabricantes de compressores têm alguns conselhos para você. Mantenha as linhas de suprimento de ar filtradas para corpos estranhos (poeira) e umidade. Verifique a prevenção de refluxo (pequenas válvulas que permitem que o ar flua apenas em uma direção) e use linhas separadas para as ferramentas que precisam de lubrificação em linha e aquelas que são seladas e não precisam de óleo.
Desligue e desconecte o compressor à noite e quando a oficina não for usada por vários dias. Uma chave geral pode ser instalada por um eletricista e localizada bem no compressor para tornar isso mais fácil. Se houver vazamento nas mangueiras, tubos, filtros, lubrificadores ou qualquer outra parte do sistema de entrega, o compressor pode operar continuamente tentando atender a demanda percebida de ar comprimido. Em alguns casos, a bomba e / ou o motor podem superaquecer e iniciar um incêndio na oficina. Também é uma boa ideia, com base nisso, manter uma zona ao redor do compressor totalmente livre de materiais inflamáveis como madeira, embalagens e principalmente materiais de acabamento.