Benefícios das ferramentas pneumáticas comparadas com as hidráulicas e elétricas
A potência de um compressor de ar é usada para uma variedade de aplicações. Desde os propósitos industriais que demandam muita energia de operação de transportadores, produção farmacêutica ou fabricação de plásticos até o uso pessoal simples de inflar pneus e limpeza de equipamentos, você encontrará o ar pressurizado trabalhando de todas as maneiras.
Uma das formas mais comuns e úteis de usar ar comprimido é acionando ferramentas pneumáticas, também conhecidas como ferramentas de ar. Existem muitas vantagens das ferramentas pneumáticas que as tornam a maneira ideal de usar ferramentas na indústria de manufatura - ou em qualquer ambiente que requeira a operação de ferramentas por longos períodos de tempo.
Embora um compressor de ar seja necessário para operar as ferramentas de ar, os muitos benefícios superam o custo inicial de um compressor de ar, mesmo para a loja em casa. À medida que a tecnologia avançou ao longo dos anos, também avançou o acesso fácil e barato a ferramentas de ar e compressores. Para algumas empresas, as ferramentas pneumáticas são o único caminho a percorrer, mas outras empresas precisam de alguns insights sobre a funcionalidade e os custos de longo prazo para determinar se as ferramentas pneumáticas são a melhor opção para seu uso.
O compressor de ar certo também é necessário para fornecer energia apropriada para o uso de ferramentas de ar. Escolher o caminho certo depende principalmente da classificação em pés cúbicos por minuto, que mede o volume de ar que o compressor pode produzir, e a classificação em libras por polegada quadrada (PSI), que mede a força do ar fornecida pelo compressor.
Se você está pensando em mudar de ferramentas elétricas para ferramentas pneumáticas e ainda não tem um compressor de ar ou tem apenas um pequeno que não é suficiente para suas necessidades, não deixe o custo inicial de um compressor de ar retê-lo. Com uma análise cuidadosa da economia no custo da ferramenta e reparo e o benefício adicional do ar comprimido para uso em uma infinidade de outras tarefas, você provavelmente descobrirá que o custo de um compressor de qualidade não será uma grande desvantagem no longo prazo.
Os maiores benefícios das ferramentas pneumáticas são:
- o design leve e simples
- a fonte confiável de energia
- os custos mais baixos de compra e manutenção de ferramentas
- a versatilidade de uso
- a opção de energia segura
Você pode estar tentando reunir informações para decidir se as ferramentas pneumáticas são a escolha certa para o seu trabalho e encontrará muitas informações aqui para ajudá-lo a decidir. Esteja você procurando uma comparação com ferramentas elétricas ou hidráulicas, forneceremos fatos detalhados e listas de comparação para ajudá-lo a descobrir as vantagens e desvantagens das ferramentas pneumáticas.
Design leve e simples
Como cada ferramenta pneumática não tem um motor próprio (porque funciona com a energia do compressor de ar), as ferramentas pneumáticas são significativamente mais leves do que suas contrapartes elétricas. Isso é especialmente vantajoso para quem usa ferramentas por um longo período de tempo. Lixadeiras pneumáticas, esmerilhadeiras, pistolas de pulverização e jateadores de areia são apenas algumas das ferramentas que funcionam continuamente em uma variedade de ambientes.
Sem o volume extra de um motor, você sentirá menos fadiga muscular e terá melhor controle sobre a operação da ferramenta, mesmo após um longo dia. Você também terá o benefício de um design ergonomicamente focado que será melhor para segurar e girar durante o uso, e o tamanho menor torna mais fácil completar uma variedade de aplicações específicas.
Todas as ferramentas pneumáticas também possuem um design muito mais simples do que as ferramentas elétricas, o que resulta em menos avarias, reparo mais fácil e uma vida útil mais longa. Quer você esteja usando ferramentas de ar em sua loja doméstica ou tenha centenas de ferramentas operando em uma linha de produção, este é um grande benefício quando você considera os custos de ferramentas a longo prazo. Outras qualidades que se relacionam com o design simples e leve de ferramentas de ar são:
- Fácil de conectar
- Ocorrência muito baixa de mau funcionamento (sem superaquecimento, curto-circuito ou risco de choque elétrico)
- Treinamento rápido do usuário
- Fácil de manter, pois há menos peças móveis
Aproveite os custos mais baixos
Certamente há circunstâncias em que você verá menores custos de energia com ferramentas elétricas, especialmente com uso irregular para operações de baixa potência, como usar uma arma de brad ou furadeira. No entanto, quando as ferramentas são usadas continuamente, as ferramentas pneumáticas são as mais econômicas na maioria das situações.
Você verá a maior economia para aplicações profissionais, tanto no custo das ferramentas quanto no consumo de energia. Há muitas maneiras de controlar os custos de energia em um sistema de compressor de ar e é a melhor maneira de manter os custos baixos.
Em um período de 10 anos, o uso de energia é a maior despesa de um sistema de ar comprimido em cerca de 76%, com equipamentos e custos de manutenção ambos em 12% para uma instalação de fabricação típica.
Se você usa apenas uma ou duas ferramentas em sua oficina ocasionalmente, não se beneficiará com os custos mais baixos das ferramentas pneumáticas. No entanto, a fonte de alimentação confiável e a baixa taxa de desgaste da ferramenta podem ser o benefício mais atraente para a sua situação.
Deixando de lado o custo do compressor de ar, a compra inicial de uma ferramenta de ar, bem como a manutenção e a frequência de substituição, são menores do que o equivalente elétrico.
- Compressor de ar para ferramentas pneumáticas
- Promoção de ferramentas pneumáticas
- Chave de impacto a ar
- Filtro regulador de ar
- Lixadeira pneumática
- Pistola pneumática para pintura
Confiabilidade quando é mais importante
Desde maior potencial de potência até a estabilidade de um sistema de compressor com boa manutenção, as ferramentas pneumáticas são uma maneira confiável de realizar o trabalho. As maiores vantagens das ferramentas pneumáticas para o mercado industrial é a confiabilidade do uso contínuo - menos quebras e manutenção significam menos tempo de inatividade.
Mesmo uma oficina mecânica ou marcenaria, que pode não ter tanta urgência para manter a produção alta como uma organização multimilionária, será incomodada e terá uma perda de lucros quando suas ferramentas e sistema de energia os deixarem na mão. Ao comparar ferramentas pneumáticas e elétricas, as ferramentas pneumáticas se destacam pela confiabilidade no fornecimento de energia e tempo de atividade do equipamento.
Uma opção versátil para qualquer ambiente
As ferramentas pneumáticas podem se adaptar facilmente a qualquer ambiente, mesmo se não houver eletricidade para fazer funcionar um compressor de ar. A versatilidade do ar comprimido como fonte de energia é incomparável a outras fontes de energia, como eletricidade, gás natural e gasolina altamente inflamável. O ar comprimido pode ser armazenado em cilindros, que podem ser usados como fonte de energia para ferramentas de ar em locais como uma plataforma de petróleo ou mina.
Embora as linhas de ar possam ser um problema para algumas situações, a confiabilidade do ar comprimido como fonte de energia torna as ferramentas pneumáticas a escolha ideal para uma ampla gama de aplicações, seja usando um engate elétrico confiável para operar um compressor ou usando tanques de ar comprimido.
Com a capacidade de ajustar a pressão através do compressor de ar, você pode facilmente alternar as tarefas de jato de areia de alta potência para limpeza de baixa potência com velocidade e facilidade. Você também poderá desconectar e reconectar suas ferramentas de ar rapidamente, permitindo práticas mais eficientes e uma taxa de produção mais alta.
Muitas indústrias precisam da energia limpa e seca do ar comprimido que os sistemas hidráulicos não fornecem. Sujar produtos com óleo ou outros contaminantes é inaceitável em muitas indústrias, como alimentos, embalagens, couro e têxteis.
Os sistemas de compressores de ar também permitem uma maior conversão de energia em trabalho quando comparados às operações hidráulicas. A velocidade do fluxo de ar comprimido pode chegar a 20 milhas por segundo (m / s) , onde as aplicações hidráulicas não conseguem nem a metade disso a 5 m / s. Este benefício não será relevante para todos os usos de ferramentas elétricas, mas para aquelas aplicações onde a produção de qualidade pode acontecer em velocidades mais altas, as ferramentas pneumáticas são uma solução bem-vinda com benefícios econômicos que afetam fabricantes e consumidores.
Leia também:
- Manutenção de compressor de ar - checklist
- Ferramentas pneumáticas X ferramentas elétricas
- Como usar compressor de ar com segurança
- Compressor de ar como usar da forma certa
- Como comprar compressor de ar
- Como escolher compressor de ar profissional
A maneira mais segura de energia aérea
O ar comprimido funciona com a mesma eficiência quando há temperaturas extremas, quentes ou frias, e quando há grandes flutuações de temperatura.
Existem vários ambientes onde as ferramentas elétricas não podem ser usadas devido ao alto risco de explosão, incêndio e outros riscos elétricos, incluindo:
- Nas minas
- Em condições úmidas ou molhadas
- Para exploração de energia
- Em torno de materiais inflamáveis ou explosivos
Mesmo quando as ferramentas pneumáticas não estão conectadas corretamente ou são usadas descuidadamente, não há um impacto negativo para o resto do sistema de compressão de ar. Ao contrário dos perigos associados às ferramentas elétricas, as ferramentas pneumáticas apresentam muito poucos riscos.
Como acontece com qualquer ferramenta, e para sua própria segurança, você deve ter o conhecimento adequado de como usar a ferramenta para o fim a que se destina. No entanto, ao observar o sistema como um todo, há muito pouco no que diz respeito ao desgaste excessivo ou superaquecimento do sistema.
Vantagens das ferramentas pneumáticas vs. ferramentas elétricas
As ferramentas elétricas certamente têm seu lugar para uso pessoal e profissional. Com os avanços tecnológicos na energia da bateria, as ferramentas sem fio podem ser a melhor escolha para usos em que os cabos podem criar condições inseguras. Se você não precisa de maior potência e confiabilidade que podem ser fornecidas com ferramentas pneumáticas, então você verá que a opção elétrica é suficiente para seu uso.
Ferramentas pneumáticas são mais comuns em ambientes profissionais, especialmente na fabricação, bem como em oficinas automotivas e marcenarias. Aqui estão as principais vantagens das ferramentas pneumáticas em comparação com as elétricas:
- Custo. Com menos peças móveis e designs mais simples, as ferramentas pneumáticas são mais baratas de comprar e manter.
- Flexibilidade. O ar comprimido pode ser usado em uma variedade de ambientes e de várias maneiras como fonte de energia. Você pode usar ar comprimido armazenado para áreas remotas e pode trocar ferramentas e tarefas rapidamente com a linha de ar confiável que está sempre pronta para flutuações ou fornecimento estável de longo prazo.
- Manutenção. Por serem compostas por menos componentes, as próprias ferramentas requerem pouca manutenção ou reparo. O sistema de ar precisa lubrificar o ar com um óleo lubrificante em aerossol, que prolonga a vida útil da ferramenta reduzindo o atrito. Embora as ferramentas elétricas não tenham muita manutenção, os reparos são muito mais comuns, assim como as falhas completas das ferramentas.
- Segurança. As ferramentas pneumáticas sempre funcionam mais frio do que as ferramentas elétricas e eliminam completamente perigos como choque elétrico e risco de incêndio. Eles também nunca ficarão sobrecarregados ou parados, o que pode levar a todos os tipos de situações inseguras e deixar você com uma ferramenta a menos.
- Peso. As ferramentas pneumáticas geralmente apresentam uma taxa de produção mais alta devido ao seu peso mais leve e menor fadiga do trabalhador. As ferramentas elétricas tendem a ter um design volumoso para incluir o motor, e o design fica mais volumoso à medida que se tornam mais potentes.
Vantagens das ferramentas pneumáticas vs. ferramentas hidráulicas
Na indústria industrial, especialmente na manufatura, os sistemas hidráulicos de alta potência podem ser usados no lugar dos sistemas de ar comprimido. As operações hidráulicas podem exercer uma quantidade muito maior de potência que lhes permite operar operações extremamente pesadas, como prensas, quebra-rochas ou ferramentas de demolição. Eles podem ser a melhor opção para algumas aplicações, mas existem várias aplicações que podem ser tratadas de forma adequada tanto por sistemas pneumáticos quanto hidráulicos. Aqui estão as principais vantagens de usar ferramentas pneumáticas em vez de ferramentas hidráulicas:
- Custo. Com menos peças móveis, bem como um design mais simples das ferramentas pneumáticas e todo o sistema de compressão de ar, existem menos componentes, o que reduz os custos de serviço e manutenção. Também pode haver economia de custos quando se considera que um único sistema de ar comprimido pode operar uma variedade de outros sistemas ao mesmo tempo. Os sistemas hidráulicos têm controles mais complexos e caros.
- Flexibilidade. A instalação mais simples e a troca de ferramentas facilitam e agilizam o treinamento do operador. Também é mais fácil expandir um sistema de ar comprimido para acomodar uma operação crescente e usar a energia do ar para uma gama mais ampla de aplicações.
- Manutenção. Muito menos manutenção preventiva é necessária para sistemas de ar onde os fluidos hidráulicos devem ser monitorados e substituídos regularmente. Além disso, ocorre menos tempo de inatividade com um sistema de ar comprimido devido aos controles menos complicados e à manutenção preventiva mínima necessária.
- Segurança. Um sistema de ar comprimido opera com pressões mais baixas em uma variedade de ambientes e não apresenta qualquer perigo de vazamentos de ar acidentais. Os sistemas hidráulicos não são adequados para operação em altas temperaturas ou risco de incêndio (embora fluidos resistentes ao fogo possam torná-lo mais seguro). Um sistema hidráulico com vazamento também libera contaminantes perigosos e pode causar o desligamento completo do sistema.
- As ferramentas pneumáticas têm uma alta proporção de potência para peso que reduz a fadiga do operador.
Vantagens dos sistemas pneumáticos
Além de alimentar ferramentas de ar, os sistemas pneumáticos usam a força do ar comprimido para realizar todos os tipos de operações, como abrir e fechar grampos, mover prensas para formar metais e plásticos e fixar componentes com ferramentas de torque de montagem. Esse poder aéreo tem sido uma solução bem-vinda para muitos desafios, seja por questões de segurança, fluxo de energia consistente ou eficiência na produção.
As vantagens da energia pneumática fornecem a muitas indústrias um método confiável de execução do trabalho da maneira mais eficiente. Com o sistema de compressão de ar adequado, muitas pessoas desfrutam da conveniência e facilidade da potência produzida para suas ferramentas de ar. No entanto, embora as ferramentas de ar tenham um design simples e sejam fáceis de aprender como usar, o compressor de ar pode ser uma parte mais complicada de entender.