Bombas de água: o que são, quais tipos e como funcionam?
Possivelmente a gama de ferramentas que tem na sua garagem é ampla e variada para que tenha tudo para trabalhar. Mas há um muito particular se se trata de trabalhar com água, e é o que provavelmente veio à mente assim que se mencionou “ água” e “trabalho ” na mesma frase e é a bomba d'água.
Confira também Bomba de água para compra em nossa loja virtual.
O bombas ou bombas de água, é um computador que leva várias décadas para desenvolver para se tornar o dispositivo de ponta foi concebido de modo que, de uma maneira confiável, eficiente e rápido, podemos extrair a água de diferentes locais ou recipientes específicos como reservatórios, poços, piscinas, entre outros; e assim podemos nos livrar dele ou simplesmente transportá-lo ou armazená-lo de forma segura.
Na verdade, as bombas de água têm muitas utilizações, entre as quais se destacam, por exemplo, o abastecimento de uma área rural ou doméstica, ou a drenagem de locais alagados com impressionante eficiência, uma vez que as bombas não são apenas responsáveis pela movimentação dos fluxo de água em uma direção, mas também para abastecê-la, de forma que possamos encher piscinas, poços ou algum outro lugar onde necessitemos armazenar água, assim como podemos escoá-los completamente rapidamente, e então fazer com essa água o que nós por favor.
Por isso, fica em mente que as bombas de água são instrumentos indispensáveis para trabalharmos em quase todos os negócios que envolvam água, desde a construção até quando temos que limpar algum local de água ou simplesmente abastecer a construção com qualquer quantidade de água de que ela precisa. para o canteiro de obras ou para os operários, até para a agricultura onde podemos fornecer água às plantações e aos animais com facilidade e sem tanto trabalho manual.
Embora a gama de bombas d'água seja bastante ampla, deve-se levar em consideração que o funcionamento de cada uma é bastante importante, pois como muitas ferramentas, por haver uma gama tão ampla de marcas e tipos, é necessário ter um base bastante ampla de como funciona uma bomba de água para satisfazer nossas necessidades no trabalho a ser realizado e, assim, ser mais eficiente na tarefa em mãos.
Como funciona uma bomba de água
Para que você saia e compre uma bomba d'água que atenda às suas expectativas, é muito importante saber sobre seu desempenho básico. Uma bomba de água ou bomba motorizada tem o mesmo funcionamento básico que pode ser encontrado em qualquer bomba hidráulica. Em essência, são equipamentos que convertem energia mecânica em energia cinética, ou seja, é necessário um determinado movimento dos líquidos a serem movimentados, por meio do mecanismo utilizado pela bomba d'água, para produzir com facilidade todo o processo de funcionamento da bomba..
As bombas de água operam por meio de mecanismo rotativo ou recíproco e consomem energia para realizar trabalhos mecânicos. As bombas de água que utilizam energia a gasolina ou diesel, utilizando um motor acoplado especial, são chamadas de motobombas e as que utilizam energia elétrica para seu funcionamento são chamadas de bombas elétricas. Existem outros tipos de bombas d'água que funcionam com motores externos ou certos mecanismos que funcionam com eixos e polias para poder receber a energia necessária para funcionar e facilitar o fluxo de líquido pelo seu aparelho.
Também se pode falar em bombas pneumáticas, que normalmente funcionam com ar comprimido. Existem as bombas de acionamento, que são os aríetes e as rodas. E por último, pode-se citar as bombas manuais que são facilmente vistas em pequenas cidades ou fazendas para poderem ser abastecidas a partir dos poços, em forma de gangorra. Embora todos esses tipos existam a partir de seu acionamento, vamos nos concentrar um pouco mais nas duas primeiras bombas que foram citadas.
No entanto, independentemente do tipo de bomba de água em questão, pode-se dizer que todas funcionam a um nível básico, da mesma forma. O mecanismo é, em teoria, simples de entender e imaginar. Todas as bombas em um nível básico têm dois orifícios feitos nelas. Um furo é o único responsável por facilitar a passagem da água para dentro da bomba, isso é chamado de furo de sucção, e o outro é basicamente a saída, toda a água que entrou pelo outro furo sai aqui, e se chama furo de dirigir.
Levando-se em consideração que se trata de um mecanismo bastante básico, pode-se facilmente imaginar que tenha sido usado de maneira usual por décadas, mas obviamente foi desenvolvido para ter o que temos hoje, como discutido anteriormente com as bombas motorizadas. e as bombas elétricas, cujos mecanismos especializados auxiliam de maneira tremenda o trabalhador para economizar todo o esforço físico de uma bomba manual.
Quando se fala em motor ou bombas elétricas, o mecanismo principal que possuem pode ser entre vários, rotores e lóbulos, que se encarregam de fazer pressão com a água e assim impulsionar a água para dentro, podendo exercer grande pressão sobre seu interior, de modo que quando a água sair ela vá com alguma força, mas em essência esses rotores garantem que a água mantenha um fluxo constante. Quando os rotores ou engrenagens especiais deste tipo de bomba se movem, fazem com que a água se mova em seu interior, de forma que movem a água de seu mecanismo para outra câmara do outro lado da bomba para fazê-lo. Vá lá e siga o mecanismo da bomba.
As bombas também são regidas por determinados tipos de acionamento como bombas volumétricas ou dinâmicas, que dependendo do trabalho ou da eficiência a que cada uma é exigida, portanto, podem-se encontrar diversos usos para cada uma, desta forma expandindo o catálogo e o panorama ao comprar uma bomba d'água.
Que fatores influenciam o funcionamento da bomba motorizada?
Como em qualquer máquina, existem diferentes tipos de fatores que influenciam o funcionamento de sua bomba motorizada. Queremos que o seu trabalho seja o mais profissional e eficiente possível, por isso, aqui estão alguns pontos que você deve levar em consideração.
Os principais aspectos que você deve levar em consideração em relação ao trabalho com sua bomba motorizada são os seguintes:
- Altura de sucção : Valor que corresponde à distância entre a superfície da água a extrair e o centro da motobomba, onde quer que esteja instalada. Por razões físicas, é limitado a oito metros.
- Altura de elevação : corresponde à distância entre o centro da motobomba e o ponto mais alto da instalação ou ponto final da tubulação.
- Perda de carga: Em qualquer instalação, os tubos, cotovelos, torneiras, etc., produzem resistência à passagem de água e reduzem o potencial da motobomba. A queda de pressão em uma instalação é calculada com base no comprimento, diâmetro e qualidade dos tubos ou mangueiras. Esta perda é expressa em metros e é adicionada à altura da elevação.
Com todas essas informações, será mais agradável para você encontrar o tipo de motobomba mais adequado para o trabalho que deseja.
Bombas para água suja
Embora as bombas de água suja tenham um design semelhante às bombas de água padrão, existem duas diferenças fundamentais entre elas.
- Em primeiro lugar , nas bombas de água suja, a passagem pelo difusor em espiral é mais larga do que nas bombas convencionais (até 30 mm). Isso permite que tratem água com um teor de sólidos relativamente alto.
- Em segundo lugar , as bombas de água suja diferem das bombas padrão porque a tampa da maioria delas pode ser facilmente removida para permitir a inspeção das partes internas da bomba e tornar a manutenção mais conveniente e simples. Quando a água a ser bombeada contém mais que uma quantidade significativa de sujeira ou qualquer resíduo sólido, é aconselhável envolver o filtro com uma rede.
Tipos de Bomba D’água e Funcionalidades
Antes de entender os tipos de bomba d’água, é preciso saber que elas são indicadas para transferir determinados volumes de água de locais que possuem poços artesianos, transferir água para uma cisterna ou caixa d’água ou para drenar locais inundados com facilidade.
- Bomba submersa: Este tipo de bomba d’água foi desenvolvido para funcionar o tempo todo abaixo do nível da superfície para bombear e transferir a água. É popularmente utilizada em projetos de poços artesianos.
- Bombas submersíveis: Modelo que funciona abaixo do nível da superfície e deve ser retirada e secada para ser armazenada e ter a sua vida útil produtiva. Este é o tipo de bomba ideal para o esgotamento de água pluvial e esgotamento de água de esgoto que apresentam detritos.
- Bomba centrífuga: este modelo é muito utilizado em diversos projetos e setores empresariais que precisam bombear e transferir grandes volumes de água em alta velocidade. A bomba centrífuga é ideal para a irrigação de lavoura, abastecimento de caixas d’água e caminhões-pipa e também pode ser utilizada para bombear líquidos em projetos de saneamento básico.
- Bomba injetora: modelo de bomba d’água de superfície com alta pressão com capacidade de bombeamento de água entre 20 a 40 metros de profundidade. O modelo preciso de dois tubos essenciais (um tubo de sucção e um tubo injetor) ideal para puxar e retornar a água de poços.
- Bomba autoaspirante: modelo que funciona abaixo e acima da superfície é indicada para realizar a transferência de água para poços e reservatórios com até 80 metros de profundidade.
- Bomba periférica: Com funcionalidade parecida com a bomba autoaspirante, é o tipo de bomba d’água indicada para o transporte de um baixo volume de água em alta pressão.
Dependendo do seu projeto e necessidade, é preciso obter mais informações sobre qual modelo de bomba d’água é adequada para transferir ou reter a água sem causar desperdício ou danos em estruturas.
Para facilitar a sua vida e ter o melhor custo-benefício, certifique-se de obter as medidas exatas do diâmetro, profundidade e capacidade de vazão do poço ou reservatório.
Leia também:
Ferramentas de marcenaria
- Diferença entre serra de esquadria e serra de mesa
- Principais ferramentas elétricas para marcenaria
- Serra tico-tico o que é
- O que é furadeira de bancada
- O que é furadeira de coluna
- O que é serra de esquadria
- Tipos de serra circular para madeira e metal
Ferramentas de solda
- Diferença entre inversora e transformador para solda
- Principais ferramentas para carpintaria
- Tipos de máquina de solda
- Tipos de solda industrial
- Quais são os tipos de solda
- Diferença entre solda MIG e TIG
- Equipamentos de solda para hobby
Máquinas operatrizes
- Serra de fita horizontal industrial
- Serra de fita para madeira
- Comprar torno mecânico industrial
- Comprar torno mecânico para madeira