Os prós e contras dos guinchos elétricos e hidráulicos
Os guinchos podem parecer um produto de nicho, mas na verdade são usados por um grande número de indústrias, incluindo serviços públicos, construção, marinha, petróleo e gás e engenharia. Os guinchos também vêm em muitos formatos diferentes, como guinchos de ar, guinchos puxadores de cabos, guinchos hidráulicos e guinchos elétricos, para citar apenas alguns, e há muitos trabalhos em que um tipo de guincho é muito mais adequado do que outro.
Existem muitos tipos diferentes de guinchos disponíveis, mas dois dos mais populares são os guinchos elétricos e os guinchos hidráulicos. Ambos têm muitos usos e vantagens diferentes, bem como algumas desvantagens, dependendo do trabalho e da finalidade em questão. Se você quiser saber mais sobre qualquer um desses modelos de guincho, suas propriedades e os prós e contras de cada um, consulte nosso guia prático abaixo.
O que é um guincho elétrico?
Um guincho elétrico é um dispositivo motorizado que pode ser usado para puxar ou levantar itens pesados ou volumosos. Essencialmente, todos os guinchos servem para esse propósito e as diferenças vêm principalmente de como eles são acionados. Guinchos elétricos são movidos (é claro!) Por eletricidade e incluem motores que giram o tambor para enrolar o cabo.
Guinchos elétricos normalmente usam a bateria de um veículo para alimentar o motor, que flui por meio de corrente contínua do sistema elétrico do veículo. A corrente elétrica muda em polos opostos dentro do motor; isso, então, gira um ímã que dá energia ao motor para girar o carretel. Esses guinchos costumam ser usados para cargas pesadas, portanto, podem exigir muita corrente para operar, além de drenar a bateria do veículo rapidamente. Alguns guinchos elétricos especialmente pesados precisarão de um chicote de fiação especial ou um sistema de atualização elétrica para garantir que possam lidar com a carga.
Para que são usados os guinchos elétricos?
Um dos usos comerciais mais comuns para guinchos elétricos é em aplicações de reboque, onde um operador usa um guincho para rebocar ou puxar um veículo ou equipamento pesado em um trailer ou plataforma de reboque. Eles são principalmente usados e movidos por caminhões e 4x4, mas existem modelos mais leves disponíveis que são adequados para uso com veículos todo-o-terreno ou quatro rodas. Eles também são usados por fazendeiros e madeireiros como forma de reboque de máquinas pesadas, e são frequentemente usados por aqueles que trabalham na indústria náutica.
Os guinchos de reboque de manivela não são muito práticos para uso com barcos e motores maiores, mas os guinchos elétricos são práticos e convenientes, especialmente se o proprietário do barco ou a tripulação precisarem de ajuda adicional para içar velas grandes.
Prós de escolher um guincho elétrico
Como mencionado acima, guinchos elétricos são adequados para uso em muitas indústrias diferentes, incluindo trabalho agrícola, indústrias marítimas e reboque de veículos ou maquinários grandes e pesados. Existem muitas vantagens em escolher este tipo de guincho, que veremos a seguir.
Fácil de instalar
Como normalmente funcionam com o motor existente de um veículo, um guincho elétrico é muito fácil de instalar e operar. Na maioria dos casos, nenhum equipamento extra é necessário, portanto, você pode simplesmente conectar o guincho ao motor escolhido e dar a partida.
Fácil de transferir
A facilidade de instalação também significa que os guinchos elétricos são fáceis de transferir de um veículo ou aplicação para outro. Se você deseja mover o guincho para um veículo diferente, basta reinstalar o guincho em si, em comparação com guinchos hidráulicos, que são muito mais complicados de instalar.
Rápido e eficiente
Guinchos elétricos são frequentemente usados com veículos todo-o-terreno, pois são rápidos, eficientes e têm potência suficiente para tirar um ATV da rotina caso você fique preso. Essa eficiência também permite maior produtividade de desempenho se você escolher este tipo de guincho para mover materiais pesados como telhados ou produtos de construção. Um guincho elétrico permite que os operadores movam grandes quantidades de material rapidamente, com mínimo esforço físico.
Preços acessíveis
Guinchos elétricos têm custos operacionais baixos em comparação com alguns outros tipos de guincho, portanto, se o seu projeto está dentro do orçamento, este tipo de guincho é a melhor aposta. Guinchos elétricos também estão disponíveis em uma variedade de tamanhos para atender a todos os orçamentos.
Menos barulho
Todos os guinchos produzem algum ruído durante o uso, mas um modelo elétrico é muito mais silencioso do que um guincho hidráulico ou acionado manualmente. Menos ruído cria menos estresse para quem opera os guinchos e permite um ambiente de trabalho mais relaxante em geral.
Contras
Existem muitas vantagens em escolher um guincho elétrico, mas em alguns casos, eles não serão a ferramenta mais adequada para o trabalho.
Não é adequado para cargas pesadas
Guinchos elétricos podem ser muito versáteis, mas não são adequados para cargas muito pesadas ou grandes. A maioria dos guinchos elétricos fornece uma pequena força motriz (em comparação com guinchos hidráulicos) e só pode exercer força em uma direção.
O não pode manter o uso de longo prazo
Como os guinchos elétricos quase sempre são movidos por um motor de veículo, há limitações quanto ao tempo de uso. As próprias restrições de energia do veículo, os riscos de superaquecimento e a grande quantidade de corrente necessária colocam restrições no uso de guinchos elétricos.
Onde comprar guincho elétrico
A RML Máquinas tem sua sede em São Paulo e vende seus equipamentos em todo o Brasil. Confira alguns guinchos hidráulicos a venda:
- Guincho de Coluna Elétrico Motomil 500/1000Kg 220V 60Hz H-A 107
- Guincho de Coluna Elétrico Motomil 300/600Kg 220V 60Hz H-A 105
- Guincho de Coluna Elétrico Motomil 100/200Kg 220V 60Hz H-A 101
- Guincho Elétrico de Cabo de Aço TEC 300 | 600 Monofásico
O que é um guincho hidráulico?
Um guincho hidráulico é um tipo de guincho movido por um sistema hidráulico e uma bomba. Eles são muito mais resistentes do que guinchos elétricos, com muito mais componentes e uma saída de energia muito maior. Eles são comumente usados em barcos a bordo para mover equipamentos e máquinas pesadas nas docas e na costa.
Guinchos hidráulicos são mais complicados de operar e vêm com visores do painel de controle, joysticks, interruptores e botões, bem como tubulação, componentes hidráulicos e acessórios.
Prós
Embora tendam a ser muito maiores e mais volumosos, há muitas vantagens em escolher um sistema de guincho hidráulico, especialmente se você trabalha na indústria marítima.
Mais durável
Devido à sua natureza robusta, os guinchos hidráulicos são incrivelmente duráveis e duradouros se cuidados adequadamente. Com a manutenção adequada (como a substituição de peças gastas), os guinchos hidráulicos podem durar muito tempo e suportar muito uso.
Pode ser usado para cargas muito pesadas
A potência por trás de um guincho hidráulico significa que ele tem a capacidade de levantar cargas muito mais pesadas do que sua contraparte elétrica. Isso os torna perfeitos para trabalhos mais difíceis no mar ou em terra e permite que os trabalhadores movimentem cargas muito pesadas com facilidade.
Eles podem ser usados continuamente
Guinchos hidráulicos podem funcionar continuamente por muito mais tempo do que guinchos elétricos e quase sempre funcionam enquanto o motor estiver funcionando. Isso também os torna mais confiáveis, especialmente durante trabalhos difíceis no mar, e você pode ter certeza de que a quantidade de energia gerada não vai "queimar" como acontece com um guincho elétrico.
Contras
Embora a durabilidade e a potência de um guincho hidráulico sejam uma grande vantagem, isso também traz algumas desvantagens. Guinchos hidráulicos são mais caros em comparação com outros modelos de guincho, devido ao complicado processo de instalação e à manutenção contínua necessária. Como mencionado, eles são incrivelmente duráveis, mas isso depende da manutenção regular adequada e da substituição de quaisquer peças gastas.
Mais difícil de instalar
O processo de instalação de um guincho hidráulico é muito mais demorado e complicado e, como mencionado, mais caro devido a todas as peças adicionais. A instalação complicada também significa que é difícil mover um guincho hidráulico da mesma forma que um guincho elétrico pode ser transferido de um veículo para outro.
Velocidade mais lenta
Embora mais potentes, os guinchos hidráulicos tendem a ter uma velocidade mais lenta do que as variedades elétricas. Eles também tendem a funcionar na mesma velocidade lenta e constante, não importa o quão leve ou pesada seja a carga, portanto, se você precisar levantar ou puxar muitas cargas pequenas rapidamente, os guinchos hidráulicos não são a melhor escolha.
Se você está procurando por equipamentos de içamento pesado e está avaliando que tipo de guincho é melhor, obtenha os conselhos e os produtos de que precisa da RML Máquinas. Somos os especialistas em ferramentas!
Onde comprar guincho hidráulico
A RML Máquinas tem sua sede em São Paulo e vende seus equipamentos em todo o Brasil. Confira alguns guinchos hidráulicos a venda:
- Guincho Hidráulico Marcon 3 Ton MGH-3TP
- Guincho Hidráulico marcon 0,5 Ton MGH-500VF
- Guincho Hidráulico Marcon 2 Ton MGH-2TP
- Guincho Hidráulico Marcon 1 Ton MGH-1T
A RML Ferramentas oferece diversas linhas de ferramentas para você comprar na nossa loja virtual. Somos uma loja de ferramentas online que oferece toda a segurança, garantia e condições de compra para você. Nossa sede é em São Paulo e vendemos nossos produtos com entrega rápida, parcelamento em até 12x e desconto nos pagamentos pelo boleto. Confira abaixo uma lista para você encontrar a sua ferramenta rapidamente.
Tem alguma dúvida sobre ? Entre em contato conosco e saiba como comprar com a RML Máquinas.