Dicas para escolher a máquina de solda com inversor ideal
Já tomou a decisão de comprar um equipamento de soldagem com inversor, agora surge a pergunta: como escolher uma máquina de solda com inversor?
Este artigo destina-se basicamente a pessoas com pouca ou nenhuma experiência no mundo da soldagem. São essas pessoas que têm mais dúvidas, o que é absolutamente lógico e natural. A tecnologia da peça de soldagem que muitas vezes passa despercebida, mas se você parar e olhar em volta, perceberá que quase tudo o que você vê contém uma solda. Por exemplo, elementos simples de nosso bem-estar têm soldas ; bicicletas, carros, entre outros.
A primeira coisa que você precisa fazer é definir suas necessidades, seja qual for a necessidade que você deseja cobrir, você deve definir exatamente o que você precisa e acima de tudo, PARA QUE? você precisa. Um soldador profissional sabe sem um segundo do que precisa, quando precisa e para que precisa.
Aprenda mais sobre os tipos de solda
- O que é soldagem?
- Como diminuir os respingos na soldagem?
- Para que serve solda MIG e MAG?
- Para que serve solda TIG?
- Para que serve solda MMA?
- Quais os tipos de solda?
- Como fazer solda de forma segura?
Entre histórias, podemos dizer que não é a mesma coisa ficar oito horas sem descanso usando eletrodos, do que gerar um ou outro ponto ou cordão de vez em quando ao longo do trabalho que está sendo realizado. Se você é uma pessoa que coloca um ou dois pontos na hora de soldar, de vez em quando pode se considerar um soldador amador, e existem máquinas de solda inversora para amadores, semiprofissionais e para pessoas que vivem do mundo da soldagem, profissionais.
Presumindo o uso não muito contínuo, para reparos esporádicos ou um fim de semana DIY, existem alternativas e premissas a serem levadas em consideração para escolher o soldador com inversor que melhor atende a essas necessidades.
O que é chamado de equipamento de soldagem com inversor ?
Essas máquinas de solda com inversor são dispositivos de soldagem a arco ou TIG. Que transformam a entrada de corrente alternada em corrente contínua e, seguida do rádio em corrente constante, é transformada em corrente alternada que tem frequência acima de 50 kHz; isso está incluído em uma frequência de soldagem do transformador, seguida pela retificação.
A alta frequência emitida pelo equipamento de soldagem do inversor reduz o tamanho e consequentemente o peso do transformador. Comparado com outros equipamentos de soldagem clássicos.
Por exemplo, o transformador da máquina de solda inversora 160A pesa 0,25kg. Já o transformador do equipamento tradicional de soldagem com inversor, pesa aproximadamente 18 kg. A diferença na escolha do equipamento de soldagem é óbvia.
Agora que você sabe um pouco sobre máquinas de solda com inversor, surge a pergunta: como escolher um equipamento de solda com inversor para uso semiprofissional? A maioria das máquinas de solda com inversor possui proteção contra sobretensão embutida. Com um nível de proteção é de 20-25%. As máquinas que são utilizadas para trabalhos específicos e profissionais utilizam este nível de proteção, o que nos permite observar se é possível trabalhar com o equipamento por longos períodos, ou curtos intervalos devido ao superaquecimento, na maioria das circunstâncias em um Nível de 10-15%.
Ao escolher uma máquina de solda com inversor, deve-se prestar atenção especial a este fator, pois preservará o desempenho do equipamento de soldagem por mais tempo.
Saiba mais sobre solda
- Diferença entre inversora e transformador para solda
- Principais ferramentas para carpintaria
- Tipos de máquina de solda
- Tipos de solda industrial
- Quais são os tipos de solda
- Diferença entre solda MIG e TIG
- Equipamentos de solda para hobby
Manutenção de equipamentos de solda inversora
Um dos principais inimigos de qualquer soldador inversor é a poeira. A melhor forma de proteger o equipamento de soldagem contra poeira é simplesmente abrir a caixa que protege os mecanismos e unidades da máquina e remover gradualmente a poeira com uma escova macia, pano de microfibra ou espanador.
As máquinas de solda, no momento de sua operação e período de trabalho, emitem calor. Como a temperatura afeta um equipamento de soldagem com inversor ? A primeira coisa a se levar em consideração é a temperatura do ambiente em que o equipamento de soldagem com inversor será utilizado. Quando esta temperatura está acima de zero, condições favoráveis de operação são consideradas. Porém, quando a temperatura do ambiente aumenta, o termostato de proteção da máquina de solda do inversor ele inicia muito mais rápido, isso significa que você tem que esperar para deixar a máquina descansar e atingir sua temperatura ideal para continuar a usá-la. As dificuldades ficam ainda mais evidentes ao trabalhar em temperaturas muito frias, abaixo de 0º Celsius.
Quais são as diferenças óbvias entre as máquinas de solda com inversor?
Em relação à qualidade dos cordões e pontilhado entre o inversor e os demais equipamentos de soldagem, as diferenças são praticamente imperceptíveis, pois todos apresentam qualidade boa e estável.
As maiores diferenças estão no tempo de autonomia para trabalhar e produzir com as máquinas. Da mesma forma, tem-se a amperagem de cada equipamento de soldagem do inversor e qual eletrodo ele utiliza para poder fundir em condições ideais.
Além disso, o custo das máquinas de solda inversora varia e é estabelecido com base nas competências de cada equipe. Portanto, é recomendável saber para que é utilizada a máquina de solda e em que condições.
A amperagem permitirá que você escolha em função do trabalho que deseja realizar, por exemplo, se vai realizar um trabalho curto, de pouca frequência que não envolva queima de eletrodos por muito tempo, é aconselhável escolher uma soldadora inversora que varie entre 160A a 180A, eles são capazes de derreter eletrodos de 4 mm de diâmetro, o que não é ruim para o tipo de trabalho fácil. Mesmo para a maioria dos trabalhos de soldagem, não é necessário ir além dos eletrodos de diâmetro de 3,25 mm.
Os custos dessas máquinas de soldar inversor hoje, variando entre cento e sessenta dólares em diante, esses preços são considerados provisórios já que no mercado sempre haverá novos equipamentos de solda inversor que se ajustem às necessidades de cada usuário.
Por fim, um fator importante que sempre deve ser considerado é o serviço técnico especializado, como manutenções preventivas e em caso de falhas ou avarias de fábrica. No momento da compra deve escolher uma marca que seja fácil de contatar com o respetivo serviço especializado.
Comprar máquina inversora de solda
Vantagens da inversora de solda
A estrutura eletrônica de uma Inversora é parecida com a de um computador. Uma das grandes vantagens é a economia de até 40% energia em relação às máquinas Transformadores e Retificadores de Solda. Os Transformadores e Retificadores para solda elétrica de 250A consomem em média 50A quando estão soldando, e 15A enquanto estão ligados à rede, mesmo que sem soldar. Já uma Inversora que realiza o mesmo trabalho consome, enquanto solda, algo em torno de 18A e enquanto repousa, ligada à tomada, praticamente nada.
Estão também entre as qualidades das máquinas Inversoras o fato de soldar em locais de difícil acesso, pois são leves e podem ser levadas à tiracolo. Permite alongar os cabos de ligação da máquina à rede elétrica sem precisar usar cabos grossos e ligar a máquina à tomadas padrão residencial de 20A, de acordo com o modelo.
Além disso, esse tipo de máquina aguenta soldar pelo tempo necessário para realizar todo serviço, pois conta com Alto Fator de Trabalho.
Os Retificadores e Transformadores de Solda não possuem tecnologia avançada e são máquinas com limitações. Por exemplo, se a rede está fraca e a máquina recebe menos que os 220V teóricos, o eletrodo tende a grudar na peça. Outra restrição dessas máquinas é em relação ao consumo, geralmente é preciso ligar essas máquinas direto no padrão de energia do estabelecimento, por ela consumir muita energia as residências não possuem cabeamento que suporte esse equipamento.
As Inversoras de Solda transformam energia de entrada (110/127V ou 220V) de CA (corrente alternada) para CC (corrente continua); induzem uma alta corrente de saída através de semicondutores de potência e estabilizam o arco elétrico para uma solda macia e perfeita. E apresentam baixíssimo nível de respingos.