Dicas para preparar seu material antes de soldar
O processo de soldagem é uma etapa muito importante em uma variedade de processos de fabricação e fabricação. Todos os diferentes tipos de metais são soldados para muitos tipos diferentes de fabricação. No entanto, para que qualquer processo de soldagem seja preciso e eficaz na primeira vez, é universalmente verdade que o material de base deve ser preparado adequadamente.
A preparação do material é tão crítica que muitas vezes é documentada para garantir a consistência do procedimento, independentemente do material. A remoção de revestimentos como tintas, óleos, graxas e ferrugem (óxidos) garante que a área a ser soldada esteja nas melhores condições possíveis.
Ao trabalhar com aços carbono, é fundamental remover qualquer ferrugem e outras impurezas, como incrustações de moagem. Revestimentos à base de óleo e produtos químicos de decapagem ácidos também devem ser removidos antes que a soldagem seja realizada. A remoção do óxido de cromo para produzir um acabamento decorativo em ligas de aço inoxidável geralmente é obtida em um processo direto. Mas a limpeza subsequente da área soldada para remover qualquer óxido de superfície (frequentemente vista como a descoloração próxima a uma solda) permite a re-formação de uma camada protetora que é muito importante na estabilização de ligas de aço inoxidável. Essa estabilização é conhecida como passivação.
Os materiais não ferrosos apresentam seus próprios desafios no processo de preparação da solda. Com metais como alumínio e titânio, há uma janela de tempo menor entre a limpeza da superfície e a soldagem, pois a oxidação pode se formar muito rapidamente. A limpeza de grandes áreas muito cedo antes da soldagem geralmente leva à necessidade de retrabalho.
Dicas para limpeza manual e mecânica
Quando você estiver usando uma escova de aço inoxidável ou não ferrosa para limpeza de solda, execute-a em uma velocidade muito baixa, entre 1.250 e 4.250 pés de superfície por minuto (SFPM).
Rodas longarinas, incluindo variantes com um recurso de porca dupla reversível ou aquelas contendo uma construção de nó de torção alternada, fornecerão uma limpeza eficaz, uniforme e excelente controle do operador para limpar filetes de aço carbono entre passes de soldagem.
Você pode controlar marcas de superfície com produtos abrasivos revestidos e aglutinados. Discos de corte finos, com espessura de 0,030 a 0,045 pol., Estão disponíveis em tipos especiais de liga e grãos para uso em alumínio, aço inoxidável e aço carbono. Eles podem oferecer corte rápido, vida útil longa, baixo atrito e rebarbas residuais mínimas no material que está sendo cortado. Rodas de aba especialmente projetadas que incorporam um dimensionamento superior no material revestido reduzem o acúmulo de calor em materiais com baixa condução de calor, como o aço inoxidável, e fornecem taxas de remoção de material extremamente agressivas.
A velocidade de operação é outro componente crítico da preparação e limpeza adequadas da solda. Uma boa regra prática a ser lembrada ao preparar uma superfície para soldagem é "mais lento é geralmente mais rápido". Usar velocidades baixas para controlar o atrito ajuda a reduzir a contaminação da superfície e da área de solda.
As altas velocidades de contato com a superfície podem gerar vibração em excesso, fazendo com que o material abrasivo ou as pontas da escova saltem sobre as superfícies, permitindo que as impurezas permaneçam. As velocidades de operação rápidas também podem reduzir sua capacidade de controlar a ferramenta.
Reduzir a velocidade em apenas 10 por cento pode resultar em uma preparação de superfície mais eficiente e aumentar a vida útil do consumível, tornando o processo de preparação de soldagem mais econômico. Uma ferramenta elétrica de velocidade variável pode ajudar a ajustar sua velocidade operacional. Embora essas ferramentas elétricas tendam a exigir um pouco mais de investimento inicial, elas geralmente acabam se pagando quando você considera a fadiga do operador e o desempenho dos consumíveis.
Com materiais não ferrosos, o uso de produtos abrasivos não tecidos, como condicionamento de superfície ou discos de acabamento de superfície, pode ser problemático, pois esses produtos são normalmente construídos com um filamento de nylon solto impregnado com grãos abrasivos e são propensos a derreter e "manchar" quando executado em alta velocidades. Isso pode não apenas afetar a eficiência do abrasivo, deixando um acabamento superficial irregular, mas também pode deixar resíduos de náilon na peça de trabalho. Esse resíduo interfere na integridade da solda e exigirá retrabalho.
Para evitar outros tipos de contaminação da superfície e carregamento ou entupimento do abrasivo, use apenas produtos especificados para uso em alumínio e outros materiais não ferrosos.
A RML Máquinas e equipamentos tem uma vasta experiência no comércio de máquinas de solda em promoção e equipamentos e acessórios de solda. São máquinas de solda Mig/MAG, Tig, MMA. CUT, Inversoras e transformadores para solda. Além disso, você encontra também Arames, esquadros, máscaras de solda, esquadros magnéticos e outros produtos. Aprenda como ser um soldador profissional e ter trabalho garantido.
Escovas manuais abrasivas
Ao trabalhar em áreas apertadas, as escovas manuais podem ser sua melhor ferramenta. Escovas especialmente projetadas, como a escova de risco com ranhura em V, que tem três fileiras de arame em uma superfície de escova extremamente estreita, permitem que você focalize e alcance essas áreas estreitas. Um benefício adicional a esse pincel de tamanho normal é que ele oferece melhor controle ao usar luvas.
Melhores Práticas Gerais
Para obter o melhor desempenho geral de qualquer produto usado para preparar uma superfície de solda, é importante calcular e controlar a velocidade e o atrito aplicado à superfície. Sua melhor aposta é consultar as recomendações do fabricante para RPM máximo para uso seguro do consumível com base no material e tamanho do disco.
Evite remover muito do material original ou criar riscos profundos ao redor da área de solda. Remover muito material, também conhecido como undercutting, pode resultar em inclusões ou controle deficiente do arco durante o processo de soldagem. Esta é uma preocupação séria se você estiver trabalhando com estoque que foi pré-trabalhado com corte a plasma ou com maçarico.
Normalmente, o excesso de escória ou escória de plasma é removido com um cinzel ou triturado com um produto abrasivo muito grosso. Isso pode deixar marcas profundas na peça de trabalho e conduzir impurezas superficiais profundamente no material a ser soldado, aumentando a probabilidade de porosidade da solda ou má adesão do revestimento em um estágio posterior do processo de fabricação. Qualquer um desses erros pode resultar em retrabalho caro.
Além disso, evite a contaminação cruzada usando um produto abrasivo novo e limpo. A contaminação pode ocorrer direta ou indiretamente. A contaminação direta, como o uso de uma escova de aço em uma peça de alumínio, é evitável, desde que você mantenha seus consumíveis para materiais ferrosos e não ferrosos separados e organizados.
O verdadeiro desafio é evitar a contaminação indireta, que pode ser causada por poeira transportada pelo ar de outros processos de fabricação na mesma instalação. O uso de qualquer produto abrasivo criará poeira, que pode se espalhar facilmente por toda a oficina. Uma solução econômica e eficaz é armazenar novos produtos abrasivos em sacos plásticos transparentes para mantê-los visíveis e protegidos da poeira. Você também deve trocar os materiais macios, como papelão, na superfície de trabalho (cuidado com o risco potencial de incêndio). Ou você pode colocar uma folha fina de aço inoxidável no topo de uma área de trabalho de aço para ajudar a reduzir o potencial de contaminação.
O estabelecimento de um regime de limpeza diário, tanto em sua área de trabalho quanto em outras superfícies, como lâmpadas, caixas de ferramentas e armários, compensará, reduzindo o risco de contaminação.
Aprenda mais sobre os tipos de soldagem
- Etapas para preparo de solda - conheça os cinco entágios para preparar os metais e superfícies para a soldagem
- O que ciclo de trabalho na solda - conheça aqui mais sobre esse importante conceito e como calcular
- O que é solda? - Aprenda o que é a soldagem e o papel dela na indústria
- Inversora de solda ideal - saiba como escolher uma máquina de solda inversora
- Como diminuir os respingos na soldagem - para acabar com os pingos na soldagem leia este artigo
- Para que serve soldagem MIG e MAG - Estes tipos de solda são muito utilizados na indústria
- Para que serve soldagem TIG - função da solda TIG vantagens e benefícios
- Para que serve soldagem MMA - aplicações da solda MMA e suas vantagens
- Como fazer solda de forma segura - aprenda da fazer uma solda com segurança
- Diferença entre inversora e transformador para solda - qual a diferença e aplicação
- Quais os tipos de máquina de soldagem - formas de fazer soldagem e sua aplicações
- Tipos de solda no setor industrial - a finalidade para cada tipo de soldagem
- Tipos de soldagem - para você conhecer seus materiais e equipamentos
- Diferenças entre as soldas MIG e TIG - duas formas de solda muito populares e importantes
- Máquinas de solda amadora - para você comprar seu equipamento e soldar em casa
- Como escolher esquadro magnético para soldador - conheça esse acessório de solda e serralheria
Dicas rápidas para limpeza de metais antes da soldagem de metal
A preparação do metal depende do tipo de soldagem que você planeja fazer. Existem dois tipos de processos de soldagem - soldagem com gás inerte de metal (MIG) e soldagem com gás inerte de tungstênio (TIG). Ambas as técnicas fazem uso de um arco elétrico; no entanto, eles diferem em sua abordagem. Na soldagem MIG, as folhas de metal não são completamente limpas. Por outro lado, na soldagem TIG, as partes metálicas são devidamente limpas antes de serem soldadas. As seguintes dicas fáceis de seguir ajudarão a preparar metais para qualquer tipo de soldagem:
- Use uma escova de arame para remover impurezas espessas: este é um dos métodos mais fáceis de preparação de metal. Uma escova de arame é uma ferramenta básica usada para remover impurezas espessas em qualquer peça de metal. Essas escovas de arame estão facilmente disponíveis na maioria das instalações de soldagem porque são usadas para remover o fluxo da peça acabada. Certifique-se de usar escovas de arame específicas para metais diferentes. Por exemplo, você precisa usar uma escova de aço para remover impurezas de um pedaço de alumínio.
- Use um esmerilho : A folha pode ser preparada para soldagem TIG ou MIG usando uma rebarbadora e um disco flap. Qualquer revestimento existente em uma folha espessa pode ser facilmente removido usando um disco flap. No entanto, esta ferramenta não é recomendada para chapas de metal finas porque pode remover muitos outros materiais. A remoção do revestimento é seguida de limpeza com acetona. Essa técnica funciona perfeitamente para peças de chassi que requerem soldagem pesada.
- Use o cortador de plasma para fazer cortes frequentes em metal espesso: Muitos projetos de soldagem exigem o corte de metais grossos nos ângulos desejados antes da soldagem. Isso pode ser feito facilmente usando um cortador de plasma . Esses cortadores podem exigir um alto investimento inicial; no entanto, eles são benéficos de várias maneiras. Os cortadores de plasma ajudam você a economizar em custos de combustível e tempo de pré-aquecimento, além de fazer cortes rápidos em metais grossos com pequenos recortes. Esses cortadores são a escolha ideal em instalações de soldagem que desejam economizar em seus custos de material, bem como em tempos de funcionários.
- Use Jateamento Abrasivo para Materiais Enferrujados: Se a folha de metal estiver enferrujada e não puder ser limpa com nenhum dos métodos discutidos acima, então ela é perfeita para prosseguir com o jateamento abrasivo. Essa técnica ajuda a remover as impurezas do metal, após o que ele precisa ser limpo com acetona para remover os contaminantes químicos restantes. Um dos principais desafios enfrentados por esse tipo de preparação de metal é que uma superfície abrasiva pode prender peças de metal, o que pode posteriormente iniciar a corrosão da peça de metal. Assim, é sempre recomendável evitar este método de limpeza para o alumínio, pois é sensível aos contaminantes que podem permanecer sobre a chapa mesmo após a limpeza com acetona.
Comprar máquina de solda com desconto
Máquina de Solda 450A 220V HARDMIG 450
Máquina de Solda Inversora 140A 220V TOUCH 145
Máquina de Solda Inversora 200A 220V Fox 200
Máquina de Solda MIG/MAG 145A 220V Hawk 205
Máquina de Solda Inversora 140A TOUCH 150 BV
Máquina de Solda Inversora 160A FLAMA 161 BV
Máquina de Solda 145A 220V Vulcano Inverter 160S
Máquina de Solda MIG/MAG Vulcano MIG 210M 185A
Máquina de Solda EASY MIG 200A 220V
Máquina de Solda EASY MIG 175A 220V
Máquina de Solda ULTRAMIG MF 210A Bivolt
Inversora de Solda MMA IGBT 160A 220V ISL-195S
Inversora de Solda ALÚMIO 200A 220V LIS-250AL
Inversor para solda elétrica com display digital 160A Bivolt
Inversor para solda elétrica com display digital 130A