O que o “ciclo de trabalho” significa para máquinas de solda
Se você está procurando uma máquina de solda, provavelmente notou que normalmente há um ciclo de trabalho especificado nas especificações técnicas.
Ciclo de trabalho para soldagem significa uma quantidade de tempo em um período de dez minutos que você pode operar uma máquina na amperagem designada. Por exemplo, um ciclo de trabalho de 30% a 200 amperes significa que você pode operar uma máquina por 3 minutos contínuos a 200 amperes, então você precisa-la esfriar por 7.
Essa é a resposta mais simples e básica para a pergunta. No entanto, existem algumas outras coisas úteis para saber sobre o que isso significa.
Neste post, vou explicar alguns deles, como o que acontece quando você excede seu ciclo de trabalho, o que acontece quando a temperatura ambiente muda e como descobrir seu ciclo de trabalho quando você não está na amperagem máxima.
Aprenda mais sobre os tipos de solda
- O que é soldagem?
- Inversora de solda ideal
- Como diminuir os respingos na soldagem
- Para que serve soldagem MIG e MAG
- Para que serve soldagem TIG
- Para que serve soldagem MMA
- Quais os tipos de solda
- Como fazer solda de forma segura
- Diferença entre inversora e transformador para solda
- Principais ferramentas para marcenaria
- Quais os tipos de máquina de solda
- Tipos de soldagem na indústria
- Tipos de soldagem
- Diferenças entre as soldas MIG e TIG
- Equipamentos solda hobby
- Como escolher esquadro magnético para soldagem
Ciclo de trabalho explicado
Uma coisa que é muito importante destacar é que nem todos os ciclos de trabalho são relatados igualmente.
O que quero dizer com isso é que nem todos os soldadores são testados nas mesmas condições ao determinar sua classificação.
Por exemplo, um padrão para estabelecer o ciclo de trabalho em uma máquina de solda é EN60974-1.
Veja como o teste é feito:
- O soldador é aquecido por soldagem continuamente até que a máquina faça uma sobrecarga térmica duas vezes
- A máquina é executada em uma câmara termicamente controlada a 105 graus F (40 graus C) na amperagem medida até que a sobrecarregue novamente
- O tempo antes do desligamento é registrado.
Portanto, é uma máquina para funcionar por 3 minutos a 200 amperes durante este teste, uma classificação será de 30% a 200 amperes.
Agora, nem todas as empresas usarão esse tipo de teste para avaliar suas máquinas. Por exemplo, a temperatura ambiente pode ser mais baixa do que 105 F ou eles podem não ter uma máquina já aquecida.
Acessar, porém, todas as máquinas de “marca” serão avaliadas por esse tipo de teste.
A razão pela qual isso é bom saber é que, se uma máquina fornecida parece ter um ciclo de trabalho excepcionalmente alto, vale a pena descobrir exatamente como eles chegaram a essa classificação. Você sabe, para manter tudo maçãs.
O que acontece quando o ciclo de trabalho é excedido
A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, nada catastrófico acontece. Uma máquina de solda vai superaquecer, desligue-se e permanecer desligada até que esfrie o suficiente.
Muito bem, todas as máquinas de vender precisar um termopar que detectará quando a máquina estiver muito quente. Se tudo funcionar como deveria, sua máquina colocará suas próprias necessidades à frente das suas. Isso o impedirá de lente-lo ao ponto de colapso.
Dito isso, definitivamente não é uma prática recomendada forçar o soldador a desligar-se quando fica quente. Também é muito difícil para a sua máquina, então se você fizer isso com frequência, alguma coisa vai quebrar. Tente não superaquecer.
Qual a probabilidade de o ciclo de trabalho ser um problema?
Isso realmente depende. Para alguns tipos de soldagem, é raro você soldar continuamente em alta amperagem. Por exemplo, com a soldagem a arco, você precisa trocar o eletrodo. Para a soldagem TIG, não é sempre que você executa um cordão tão longo sem fazer uma pausa para reposicionar.
O ciclo de trabalho é mais frequentemente uma consideração para a soldagem MIG e, mesmo assim, você tem que estabelecer alguma soldagem contínua. Se você estiver alinhavando e costurando, é improvável que aqueça demais.
Na verdade, o ciclo de trabalho costuma ser apenas um indicador do tamanho da máquina a ser compilado. Se você realmente precisa de algo que pode fazer regularmente 200 amperes continuamente , e é avaliado em 30% a 200 amperes, você deve considerar seriamente uma máquina de serviço mais pesado.
Portanto, o ciclo de trabalho é mais comumente usado para dar uma ideia do tamanho da máquina.
Como calcular o ciclo de trabalho
Na verdade, é muito complicado responder perfeitamente, uma vez que existem muitos fatores. Por exemplo, a temperatura ambiente e a amperagem real afetarão o quanto a sua máquina superaquece.
A maioria das boas máquinas de solda terá um gráfico em algum lugar na máquina ou em um livreto que fornecer um ciclo de trabalho em amperagens diferentes.
Por exemplo, se você tem uma máquina de 30% a 200 amperes, mas está realmente operando com 100 amperes, é extremamente provável que seu ciclo de trabalho sob essa carga seja na verdade 100%.
Lembre-se de que isso é para soldar continuamente quando estiver a 105 ° F. Se estiver mais frio do que isso, você pode soldar por mais tempo. Se estiver mais quente do que isso, você provavelmente deve estar se perguntando por que está soldando.
Novamente, é melhor sair do gráfico sempre que possível, porque isso é o que realmente foi testado, mas isso pode lhe dar uma ideia razoável do que esperar.
Dicas para lidar com superaquecimento
Às vezes, você só tem um pequeno soldador e precisa fazer um trabalho. Se você está tendo dificuldades com um ciclo de trabalho mais baixo e não consegue obter uma máquina mais potente, aqui estão algumas dicas.
Defina um alarme para lembrá-lo de parar de soldar.
Se você só puder soldar por 3 minutos antes de acionar a chave, definir um cronômetro 30 segundos antes de desligar poupará sua máquina de muito desgaste. Também é uma boa ideia definir um cronômetro para quando você pode começar a soldar novamente.
Limpe o ventilador e cada um deles.
Se a sua máquina mais antiga parece estar superaquecendo com muita frequência, provavelmente é porque está suja e não consegue tirar o calor com rapidez suficiente. Use um pouco de ar comprimido para remover poeira e provavelmente você notará resultados muito melhores.
Mantenha sua máquina em uma área ventilada.
Se você tiver todos os tipos de porcaria empilhados em torno dele, pode ser que está muito abafado para esfriar. Certifique-se de que você possa fluir ao redor da máquina. Para dar um passo adiante, você pode apontar um ventilador diretamente para sua máquina para obter um melhor fluxo de ar.
Dicas de máquinas de solda para comprar
Comprar máquina de solda