Newsletter
Segurança no trabalho de soldagem

A soldagem a arco, como qualquer ocupação industrial, apresenta muitos perigos. No entanto, a soldagem é um procedimento seguro, desde que a avaliação de risco correta seja realizada, observada e o equipamento de proteção utilizado. Sempre use equipamento de segurança de soldagem aprovado.
Em nossa série sobre o que é soldagem, já abordamos diversas técnicas de solda:
Loja de máquinas e equipamentos para solda
A RML Máquinas e equipamentos tem uma vasta experiência no comércio de máquinas de solda e equipamentos e acessórios para solda. São máquinas de solda Mig/MAG, Tig, MMA. CUT, Inversoras e transformadores para solda. Além disso, você encontra também Arames, esquadros, máscaras de solda, esquadros magnéticos e outros produtos.
Principais EPCs e EPIs
Os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) obrigatórios para todo trabalho de soldagem são:
- Extintores de incêndio
- Cortinas inactínicas
- Sistemas de extração de gases
Já os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para soldador são:
- Aventais raspa
- Máscaras de solda com Lentes na tonalidade correta
- Blusão de soldador
- Mangote de raspa
- Botas de proteção com solado isolante
- Luvas de vaqueta ou de raspa
- Perneiras
- Touca de soldador
- Máscara para fumos de solda
- Óculos de proteção
- Protetores auriculares
Vale lembrar também que todos os equipamentos de proteção devem sempre estar limpos e em bom estado de conservação, para evitar quaisquer infecções ou outras doenças causadas por insalubridade.
Regulamentação dos EPIs para soldadores
Todo equipamento de proteção antes de ser utilizado, precisa receber um selo muito importante, chamado Certificado de Aprovação (CA). Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e garante a qualidade e também a funcionalidade dos EPIs.
Segundo regulamentação do MTE, seguindo a NR6 (Norma Regulamentadora), fica bem específico que: “todo e qualquer EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser disponibilizado para venda ou até mesmo usado dentro das empresas se tiver a indicação do Certificado de Aprovação”.
Essas exigências visam submeter os equipamentos a diversos testes, antes que eles cheguem aos postos de vendas, garantindo assim sua eficácia, durabilidade, proteção e conforto durante o uso.
LUZ BRILHANTE / RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA
Um arco é o símbolo mais conhecido da soldagem, mas por trás da beleza da luz e das faíscas também se esconde o perigo. Olhar para o arco com olhos desprotegidos pode danificar sua visão permanentemente e até mesmo uma curta exposição pode causar queimaduras na superfície do olho, causando o chamado 'Arco do Olho' ou 'Queimadura de Flash'. A radiação ultravioleta e infravermelha e elementos visíveis, como respingos quentes, podem causar danos aos olhos e queimar a pele desprotegida.
Proteção dos olhos na soldagem
Os olhos do soldador requerem uma proteção eficiente e aprovada na forma de um capacete de soldagem aprovado e filtro de lente de soldagem. As lentes Kemppi ADF (Filtro de escurecimento automático) e lentes passivas (lentes de soldagem de vidro colorido aprovadas) para proteções faciais de soldagem possuem 100% de proteção contra radiação ultravioleta.
Capacetes de soldagem ou protetores faciais são usados por longos períodos de tempo. Sua classe de proteção, peso e opções de balanceamento variam consideravelmente e, portanto, é importante selecionar o modelo e nível de proteção adequados para sua aplicação e circunstâncias pessoais. Capacetes de soldagem ou protetores faciais com lentes de soldagem com escurecimento automático facilitam e aceleram o trabalho do soldador em todo o processo de soldagem.
Proteção pulmonar na soldagem
Uma opção é um capacete de soldagem ou protetor facial equipado com vedação facial. Eles oferecem um sistema de ventilação de ar respirável limpo adequado para proteger o soldador da exposição diária a fumos e gases tóxicos perigosos que são considerados cancerígenos, produtos químicos conhecidos por causar câncer. Esses sistemas de ventilação são chamados de respiradores de soldador e sistemas PAPR. Um sistema respirador completo consiste em uma unidade de filtro, conjunto de mangueira e cabeçote. Os sistemas de respiradores do soldador são oficialmente classificados pelos níveis de proteção que oferecem ao usuário, ou seja, o nível ao qual eles excluem o ar contaminado encontrado no ambiente de soldagem. Essa classificação de classificação não é simplesmente a eficiência do filtro de um sistema de filtragem. É a classificação de vazamento combinada total medida do sistema respirador e é chamada de classificação de desempenho de Vazamento Total para dentro (TIL). Kemppi fornece um nível máximo de proteção TIL de vazamento interno com eficiência de 99,8%.
CAPACETES DE SOLDAGEM COM LENTES DE SOLDAGEM DE ESCURECIMENTO AUTOMÁTICO FACILITAM E ACELERAM O TRABALHO DO SOLDADOR EM TODO O PROCESSO DE SOLDAGEM.
VAPORES E GASES TÓXICOS
Normalmente, respiramos 4.000 litros de ar durante um turno de trabalho de 8 horas. Ao mesmo tempo, um único operador de soldagem pode produzir até 40 gramas de fumaça e partículas transportadas pelo ar por hora. Essa fumaça de soldagem é composta de gases e pequenas partículas e pode conter mais de 40 substâncias diferentes que vêm do próprio material processado, dos metais de adição ou de superfícies como tintas e revestimentos. A fumaça de soldagem, de modo geral, é perigosa para a saúde humana e, se desprotegida, pequenas partículas de fumaça podem penetrar profundamente na estrutura do pulmão. Além disso, a exposição à contaminação transportada pelo ar e carcinógenos por longos períodos pode resultar em problemas de saúde de longo prazo, incluindo câncer e doenças respiratórias. As doenças pulmonares ocupacionais podem ser prevenidas usando proteção respiratória de soldagem adequada.
Se as devidas precauções de segurança forem seguidas, a exposição a vapores e gases pode ser controlada:
- Certifique-se de que a área de soldagem seja bem ventilada para manter os fumos e gases da zona de respiração e da área geral.
- Os soldadores devem sempre usar um respirador de soldador aprovado.
Trabalhando em espaço confinado
Existem situações em que um soldador é obrigado a trabalhar em um espaço confinado, como tanques, tubos e fossas. Gases inertes e algumas reações químicas comuns podem reduzir ou até mesmo substituir a quantidade de oxigênio nesses espaços. Sempre considere se o trabalho pode ser feito sem entrar em um espaço confinado. A avaliação de risco deve ser realizada antes de trabalhar em espaços confinados onde o nível de oxigênio da atmosfera pode cair abaixo de 17%.
Caso você precise entrar em um espaço confinado:
- Use um respirador de soldagem ou máscara de fumaça de soldagem aprovada.
- Certifique-se de conhecer o plano de resgate de emergência.
- Não use suprimentos de oxigênio, pois é um risco de incêndio muito sério.
- Lembre-se de que a maioria dos gases de soldagem, incluindo todos os gases inertes, não tem cheiro e podem deslocar o ar respirável.
- Certifique-se de que as mangueiras de gás de proteção e os conectores estão bem vedados.
- Nunca trabalhe sozinho.
CALOR, FOGO E QUEIMADURAS
Ter materiais inflamáveis na área de trabalho é o motivo mais comum de incêndio. Manter a área de trabalho limpa de qualquer material inflamável, como madeira ou tecidos, ajuda a prevenir o risco de incêndio. Lembre-se de que o calor e as faíscas podem percorrer uma distância considerável.
Certifique-se sempre de conhecer o plano de emergência e a localização dos extintores de incêndio em caso de incêndio. Os extintores de incêndio devem estar próximos à área de soldagem. Caso não seja possível manter a área completamente limpa, um alerta de incêndio deve ser mantido durante e pelo menos 60 minutos após o processo de soldagem para controlar as faíscas. A área de soldagem também pode ser separada dos arredores por uma manta resistente ao fogo ou folha de metal.
Embora não sejam graves, mas muito comuns, os ferimentos em soldadores são queimaduras devido a respingos . Eles também são chamados de “tatuagem de arco”. Se a área do pescoço do soldador não estiver devidamente protegida, ela estará sujeita à radiação ultravioleta que causa queimaduras solares denominadas “pescoço do soldador”. A exposição a longo prazo pode causar danos mais permanentes. Sempre proteja as áreas expostas da pele com roupas adequadas.
Lesões podem ser evitadas usando um Equipamento de Proteção Individual (EPI) aprovado e cobrindo o corpo completamente durante a soldagem. Luvas grossas e roupas resistentes a chamas com braços longos são parte do equipamento básico para qualquer soldador.
CHOQUE ELÉTRICO
O choque elétrico é um risco imediato e grave para um soldador e pode causar ferimentos graves e até a morte. Existem maneiras de reduzir o risco de eletrocussão na soldagem:
- Certifique-se sempre de que o equipamento seja inspecionado e esteja funcionando corretamente. Nenhuma peça danificada deve ser usada.
- Use apenas equipamentos com os quais você esteja familiarizado e saiba como usar. Se você se sentir inseguro, não trabalhe com o equipamento.
- A reparação e manutenção do equipamento devem ser realizadas apenas por oficinas de reparação autorizadas.
- Use apenas luvas de soldagem limpas e secas. Não toque nas partes metálicas de um porta-eletrodo com a pele ou roupas molhadas.
- Use roupas que cubram totalmente o seu corpo.
- Use uma plataforma seca, como um tapete ou palete de madeira, para não entrar em contato com superfícies molhadas ou condutoras.
RISCOS FÍSICOS
A ergonomia está ganhando espaço, inclusive na soldagem. Escorregões, tropeções e quedas são responsáveis por grande parte dos acidentes relatados. Por outro lado, perigos físicos que causam, por exemplo, dedos e dedos esmagados são um risco na soldagem. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado oferece proteção contra perigos físicos. Protetores de ouvido e protetores de ouvido protegem contra ruído. Capacetes protegem a cabeça contra quedas ou objetos pontiagudos.
Manter o ambiente de trabalho limpo e livre de obstáculos e perigos facilita o trabalho de uma equipe de soldagem. O equipamento de soldagem deve ser escolhido com base nas necessidades criadas pela aplicação e área de trabalho. A facilidade de movimentação do equipamento é um critério importante e pode resultar em um trabalho mais rápido, seguro e eficiente.