Newsletter
Solda de alumínio: a importância da limpeza antes da soldagem

Como um dos metais naturais mais abundantes no planeta, o alumínio é usado em todos os lugares. Com sua resistência à corrosão e capacidade de absorver mais energia de impacto do que o aço, o alumínio também é uma parte importante da indústria de transporte. De eletrônicos de bolso a arranha-céus, o alumínio faz parte de nosso mundo cotidiano - o que significa que também é uma parte importante da indústria de soldagem. Saiba como preparar o metal antes de soldar.
Este metal leve conduz o calor excepcionalmente bem, tornando-o difícil de soldar, especialmente em espessuras mais altas. A melhor maneira de obter a solda certa é ter certeza de saber com qual série de alumínio você está trabalhando e preparar a superfície do material adequadamente para a soldagem.
Embora uma superfície limpa seja importante em cada solda, é especialmente importante ao soldar alumínio. Deixar de limpar a superfície adequadamente pode causar falta de fusão, porosidade, rachaduras na solda e outros problemas que levam ao retrabalho ou ao descarte da peça.
A RML Máquinas e equipamentos tem uma vasta experiência no comércio de máquinas de solda em promoção e equipamentos e acessórios de solda. São máquinas de solda Mig/MAG, Tig, MMA. CUT, Inversoras e transformadores para solda. Além disso, você encontra também Arames, esquadros, máscaras de solda, esquadros magnéticos e outros produtos. Aprenda como ser um soldador profissional e ter trabalho garantido.
Preparação de alumínio pré-soldada
Os soldadores sabem que o ajuste das peças é importante para obter uma boa soldagem. Como o alumínio tende a ser fluido, você precisa controlar as lacunas e mantê-las consistentes. Certifique-se de pré-aquecer ou chanfrar sempre que soldar materiais com mais de 3/16 pol. De espessura. A chanfradura permite a penetração total sem superaquecer a pessoa que está soldando, queimar peças ou exceder o ciclo de trabalho da máquina. Um bom projeto e planejamento de juntas são muito importantes para garantir uma solda de qualidade.
A menos que você tenha acabado de remover o plástico da peça de trabalho, certifique-se de desengordurar e remover a camada de óxido antes de soldar. Sempre desengordure primeiro. Use um solvente industrial como acetona ou um desengraxante à base de frutas cítricas para quebrar os óleos sem deixar resíduos. Tenha cuidado ao usar produtos químicos, pois eles podem prejudicar sua pele ou ser tóxicos quando inalados. Nunca use uma escova de aço antes de desengraxar. Ele simplesmente empurra os óleos para pequenas depressões e arranhões e causa problemas mais tarde.
Os óxidos se formam na superfície do alumínio quando exposto ao ar e podem causar porosidade se não forem removidos. Na maioria das vezes, os óxidos são removidos com uma solução alcalina ou triturando uma pequena quantidade de material. Se você escolher esmerilhar, evite consumíveis como um rebolo ou lixa que podem incorporar materiais estranhos ao metal base e certifique-se de usar consumíveis dedicados especificamente para processos de alumínio. Se você usar uma escova que já foi usada anteriormente em aço, ela pode depositar partículas minúsculas na superfície de alumínio mais macia. Limpe a área após a moagem para remover qualquer poeira ou contaminantes remanescentes da moagem de consumíveis.
A quantidade de material a remover durante o desbaste depende da aplicação. Na soldagem aeroespacial, a retificação pode ir até o material de base para garantir que todos os contaminantes sejam removidos. Na maioria das outras soldagens, as tolerâncias não são tão rígidas e uma solução alcalina ou uma pequena quantidade de retificação é tudo o que é necessário. No entanto, tenha cuidado ao usar uma escova de aço, pois ela pode apenas polir a superfície em vez de remover os óxidos.
Antes de prosseguir para a soldagem, certifique-se de enxaguar todas as peças e garantir que estejam secas. As peças úmidas podem introduzir óxidos e causar porosidade. Outra razão para enxaguar as peças é remover quaisquer produtos químicos remanescentes do processo de limpeza. Quando o metal aquece durante a soldagem, esses produtos químicos podem vaporizar e se tornar inalantes potencialmente perigosos.
O desafio da soldagem de reparo
Fazer novas soldas de alumínio é complicado o suficiente, mas a soldagem de reparo adiciona desafios únicos. A área limpa ao redor da solda precisa ser muito maior em aplicações de soldagem de reparo. Uma vez que o alumínio aquece, ele pode agir como uma esponja, puxando qualquer contaminante próximo. Saber quão grande pode ser a zona afetada pelo calor de sua solda de reparo ajudará a determinar o tamanho de uma área que você precisa limpar.
Se o seu material ou peça for poroso ou muito corrosivo, use uma tocha para ajudar a remover contaminantes inacessíveis. Você pode ter que repetir os processos de trituração e limpeza mais de uma vez para mitigar os contaminantes incorporados.
Ajustar o gás de proteção pode ajudá-lo a obter uma solda de reparo limpa. Usar uma mistura de hélio em conjunto com uma velocidade de deslocamento rápida para manter o comprimento do arco curto ajudará a reduzir a contaminação.
Assim que a área estiver o mais limpa possível, planeje cuidadosamente a solda de reparo. Se você suspeitar que há rachaduras na solda, aqueça a área com uma tocha por alguns segundos. O metal se expandirá à medida que aquece e se contrairá à medida que esfria, possivelmente revelando rachaduras. Se você estiver usando soldagem a arco de gás tungstênio (GTAW), um equilíbrio AC positivo pode ajudar a separar os contaminantes da superfície das peças sujas. Baixa amperagem e baixa velocidade de deslocamento são importantes, mas certifique-se de alcançar a entrada de calor e penetração adequadas.
Ajustar o gás de proteção também pode ajudá-lo a obter uma solda de reparo limpa. Usar uma mistura de hélio em conjunto com uma velocidade de deslocamento rápida para manter o comprimento do arco curto ajudará a reduzir a contaminação. Isso também ajuda a manter a penetração ao usar um balanço AC positivo para GTAW.
Às vezes, não é possível obter a superfície perfeitamente limpa, especialmente com soldagem de reparo. Nesse caso, ter uma fonte de alimentação com tecnologia atualizada pode ser extremamente benéfico. Se a junta tem contaminantes profundos na solda, às vezes rebentamento ou solda por pontos, a emenda é feita para colocar o material sobre os problemas, enterrando-os onde não causem problemas com a solda reparada. Uma máquina que possui um recurso de inicialização a quente pode aumentar a amperagem no início da soldagem para ajudar a amarrar os dedos dos pés. Para o GTAW, uma máquina que permite modificar a forma de onda pode ajudar a manter a penetração e a separação de contaminantes da superfície.
Embora a nova tecnologia de soldagem possa resolver muitos problemas, ela nunca pode fazer seu melhor trabalho em uma superfície suja. Para obter a melhor soldagem possível, comece com uma superfície devidamente preparada todas as vezes.
Comprar máquina de solda em promoção
- Máquina de Solda 450A 220V HARDMIG 450
- Máquina de Solda Inversora 140A 220V TOUCH 145
- Máquina de Solda Inversora 200A 220V Fox 200
- Máquina de Solda MIG/MAG 145A 220V Hawk 205
- Máquina de Solda Inversora 140A TOUCH 150 BV
- Máquina de Solda Inversora 160A FLAMA 161 BV
- Máquina de Solda 145A 220V Vulcano Inverter 160S
- Máquina de Solda MIG/MAG Vulcano MIG 210M 185A
- Máquina de Solda EASY MIG 200A 220V
- Máquina de Solda EASY MIG 175A 220V
- Máquina de Solda ULTRAMIG MF 210A Bivolt
- Inversora de Solda MMA IGBT 160A 220V ISL-195S
- Inversora de Solda ALÚMIO 200A 220V LIS-250AL
- Inversor para solda elétrica com display digital 160A Bivolt
- Inversor para solda elétrica com display digital 130A
Limpeza de alumínio pré solda
A limpeza pré-soldada adequada é uma das ações mais importantes que você pode realizar para garantir que as soldas feitas tenham geometria aceitável e estejam livres de defeitos. Por exemplo, a maioria das pessoas que têm problemas com porosidade a encontram porque não limparam a área de solda adequadamente antes de soldar. Não culpe automaticamente o gás de proteção ruim ou o fio ruim. Embora qualquer um dos dois possa causar porosidade, é muito mais provável que o problema seja a falta de limpeza pré-soldada.
Dois aspectos separados são essenciais para limpar o alumínio antes da soldagem. O primeiro é remover todos os óleos, graxas, lubrificantes, solventes e outros hidrocarbonetos do material de base na área de solda. Esses contaminantes contêm hidrogênio. Se entrarem no arco de soldagem, serão dissociados em hidrogênio e outras substâncias pelo calor do arco. Este hidrogênio causa porosidade na solda.
Esses contaminantes podem ser removidos da área de solda por um de dois métodos. O primeiro e mais comum método de remoção é saturar um pano limpo e sem fiapos com um solvente desengraxante e limpar completamente a área a ser soldada. Bons solventes desengordurantes incluem acetona, tolueno e MEK. Se você não tiver acesso a eles, o limpador de carburador ou líquido penetrante também funciona bem. Não use nenhum tipo de álcool como limpador de pré-soldagem, pois ele simplesmente espalha os contaminantes.
O segundo método comum de desengorduramento que você pode usar é imergir ou lavar as peças em uma solução alcalina suave. Esta é uma prática comum em aplicações de alto volume, como peças automotivas, mas não é comumente feita em indústrias de manufatura.
A segunda etapa importante na limpeza de pré-soldagem é remover quaisquer óxidos das superfícies soldáveis. Você pode fazer isso manualmente, usando uma escova de aço inoxidável limpa ou uma escova elétrica de aço inoxidável. Certifique-se de que a escova seja relativamente macia (ou seja, cerdas finas) e use-a com um toque leve. Aplicar pressão excessiva na escova irá realmente polir o óxido e conduzi-lo para a superfície do alumínio macio.
Se você seguir essas práticas simples, verá uma melhoria na qualidade da sua solda.
Aprenda mais sobre os tipos de soldagem
- Etapas para preparo de solda - conheça os cinco entágios para preparar os metais e superfícies para a soldagem
- O que ciclo de trabalho na solda - conheça aqui mais sobre esse importante conceito e como calcular
- O que é solda? - Aprenda o que é a soldagem e o papel dela na indústria
- Inversora de solda ideal - saiba como escolher uma máquina de solda inversora
- Como diminuir os respingos na soldagem - para acabar com os pingos na soldagem leia este artigo
- Para que serve soldagem MIG e MAG - Estes tipos de solda são muito utilizados na indústria
- Para que serve soldagem TIG - função da solda TIG vantagens e benefícios
- Para que serve soldagem MMA - aplicações da solda MMA e suas vantagens
- Como fazer solda de forma segura - aprenda da fazer uma solda com segurança
- Diferença entre inversora e transformador para solda - qual a diferença e aplicação
- Quais os tipos de máquina de soldagem - formas de fazer soldagem e sua aplicações
- Tipos de solda no setor industrial - a finalidade para cada tipo de soldagem
- Tipos de soldagem - para você conhecer seus materiais e equipamentos
- Diferenças entre as soldas MIG e TIG - duas formas de solda muito populares e importantes
- Máquinas de solda amadora - para você comprar seu equipamento e soldar em casa
- Como escolher esquadro magnético para soldador - conheça esse acessório de solda e serralheria