4 sinais de que sua máquina-ferramenta precisa de reparos
As máquinas-ferramentas são frequentemente usadas tanto para trabalhar madeira quanto para metal , o que significa que podem sofrer bastante com o passar dos anos. Claro, esses não são investimentos menores; o ideal seria que nossas máquinas-ferramentas durassem o máximo possível. No entanto, nenhum deles dura para sempre.
No entanto, existem certas técnicas que você pode usar para tentar fazer com que suas ferramentas durem o máximo possível. Mantê-los secos e armazená-los longe das intempéries pode fazer com que durem um pouco mais. Mas o que você realmente precisa fazer é encontrar um especialista em reparos em uma oficina mecânica.
Um especialista em reparos de oficinas mecânicas não só trabalha com máquinas-ferramentas, mas também as repara. Você não precisa jogar uma máquina-ferramenta fora assim que ela não estiver mais funcionando perfeitamente. Em vez disso, você deve levá-lo para ser consertado para que fique como novo e possa ser usado novamente.
No entanto, isso precisa ser feito rapidamente para garantir a longevidade da ferramenta e a qualidade do produto final. Continuar a usar uma ferramenta que tenha até mesmo danos menores pode resultar na criação de produtos que são inferiores e facilmente quebrados (ou talvez não funcionais em tudo). Mas quais são os sinais de que você precisa encontrar serviços de conserto de máquinas-ferramenta? Vamos examiná-los abaixo.
Na RML Máquinas nós vendemos e trabalhamos com diferentes equipamentos e peças para usinagem e máquinas ferramenta novas e usadas em São Paulo. Oferecemos diversos modelos de ferramentas para usinagem, como kits de fixação e pentes. Trabalhamos com fabricantes de tornos e equipamentos para usinagem como a Nardini, Tornitec, Torwell, Diamond, Manrod, Marberg, UMP, Yantai e outras.
Tem alguma dúvida sobre ? Entre em contato conosco e saiba como comprar com a RML Máquinas.
1. Idade da ferramenta
Independentemente de suas máquinas-ferramentas apresentarem sinais de desgaste ou não, você ainda deve inspecioná-las regularmente. Em seguida, conforme necessário, eles devem ser reparados. De um modo geral, a frequência com que você inspeciona suas ferramentas dependerá dos tipos de ferramentas que são e da frequência com que você as usa. Mas se você usa suas máquinas-ferramentas regularmente, deve consultar um especialista a cada seis meses.
O importante sobre essa frequência é que ela significa que você pode detectar a maioria dos problemas antes que se tornem sérios. Isso também garantirá que, se surgirem problemas, eles provavelmente não serão catastróficos e você não terá que substituir suas máquinas-ferramenta prematuramente.
2. Ruídos estranhos
Você conhece suas máquinas-ferramentas melhor do que ninguém, então provavelmente reconhecerá os sinais de que uma delas não está agindo como deveria. Mas se você observar uma quantidade excessiva de rangidos ou mesmo ruídos estridentes ao usar suas máquinas-ferramenta, provavelmente você precisará entrar em contato com um especialista em reparos da oficina. Nesse ponto, você realmente deve parar de usar suas máquinas-ferramentas, pois isso pode ser um sinal de que elas estão quebrando e precisam ser reparadas ou até substituídas.
Lembre-se de que, se continuar usando ferramentas além desse ponto, sem garantir uma inspeção, você poderá criar produtos de qualidade inferior e se colocar em risco no processo.
3. Dificuldade de uso
Um grande sinal de que você precisa levar suas ferramentas a um especialista em conserto de uma oficina mecânica é que elas não estão funcionando corretamente. Se eles estiverem rígidos ou grudados em certos pontos do produto no qual você está trabalhando, você precisa considerar a troca de suas ferramentas por alternativas. A pior coisa que você pode fazer é empurrar uma máquina-ferramenta que está presa em algo ou que parou por algum motivo. Isso pode resultar na quebra da ferramenta ou causar ferimentos a você e a outras pessoas, conforme mencionado acima.
Lembre-se de que essas ferramentas podem ser difíceis de usar adequadamente, mesmo quando estão em boas condições de funcionamento. Você precisa ter cuidado sobre como proceder com um que possivelmente está danificado.
4. Acúmulo de ferrugem ou outro material
O ideal é que, ao guardar uma máquina-ferramenta por um longo período de tempo, você a limpe com cuidado e a retorne para encontrá-la em boas condições de funcionamento. No entanto, se você recuperar uma máquina-ferramenta e descobrir que ela possui algum tipo de acúmulo, como ferrugem ou algo irreconhecível, coloque-a de lado e peça a um profissional para examiná-la antes de usá-la.
Máquinas-ferramentas podem ajudá-lo a criar, mas também podem causar muitos danos se não forem mantidas. Leve o seu a sério e faça com que sejam examinados e reparados regularmente.
Saiba mais sobre máquinas-ferramentas:
Como resolver problemas de torno - veja uma lista simples e problemas e soluções em torneamento
Diferença entre torno e fresadora - uma dúvida comum dos iniciantes é a diferença entre torno mecânico e fresadora
Recomendações para manutenção em torno mecânico - veja um checklist básico para você que está iniciando no torno mecânico.
Como cuidar de uma ferramenta de usinagem - veja esse guia com cinco dicas profissionais.
O que é uma prensa industrial - conheça mais detalhes sobre as prensas hidráulicas.
Introdução às ferramentas de corte na usinagem - entenda os detalhes envolvidos com usinagem e ferramentas de corte.
Tipos de ferramentas de corte na usinagem - conheça esses equipamentos à fundo.
Como funciona uma retífica - aprenda mais sobre esta importantíssima máquina na área industrial.
Máquinas operatrizes para metalúrgica - a funções destes equipamentos na indústria de metais.
O que é fresagem e que ferramentas utilizam - aplicações do trabalho das fresadoras.
Funções das partes do torno - entenda mais sobre as peças dos tornos.
Tipos de tornos e características - saiba mais detalhes dos tornos mecânicos.
Como funciona furadeira de coluna - aprenda os detalhes de funcionamento desta furadeira de coluna e bancada.
O que você precisa saber para comprar um torno industrial - como escolher um torno mecânico do jeito certo.
O que você precisa saber para comprar serra de fita para metal - corte metal do jeito certo.
O que você precisa saber para comprar serra de fita para madeira - um guia para escolher sua ferra fita para marcenaria.
Como funciona o torno mecânico e suas utilidades - confira este guia para aprender mais sobre tornos.
Diferença entre serra de fita vertical e horizontal - já se perguntou porque existem dois tipos de serras de fita?
Assistência técnica Manrod é boa? - conheça mais sobre esta fabricante de ferramentas
Na RML Máquinas nós vendemos e trabalhamos com diferentes equipamentos e peças para usinagem além de uma grande variedade de máquinas operatrizes.