5 dicas para manter suas ferramentas de usinagem em bom estado
Máquinas-ferramentas são valiosas em vários níveis. Por um lado, essas ferramentas certamente não são baratas, e algumas delas custam centenas de dólares individualmente. Por outro lado, pode ser difícil executar o trabalho do qual muitas pessoas dependem, sem as máquinas-ferramentas funcionando adequadamente. Essas ferramentas têm uma ampla variedade de usos diferentes, incluindo mandrilamento, faceamento e torneamento.
Mas por mais fortes que as ferramentas usadas para usinagem possam parecer, elas têm suas fraquezas e vulnerabilidades. Eles podem ficar corroídos com o tempo se não forem armazenados com cuidado ou limpos conforme necessário. Além disso, essas ferramentas podem ser danificadas à medida que são usadas. É por isso que é importante que você tenha uma oficina mecânica disponível para reparos e inspeções. Mas muitos que usam essas ferramentas não entendem os fundamentos da prevenção de danos. É por isso que oferecemos algumas dicas sobre como cuidar de suas ferramentas de usinagem. Quanto mais cuidadoso você for, menos precisará pagar pelos custos de reparo da oficina mecânica.
Na RML Máquinas nós vendemos e trabalhamos com diferentes equipamentos para usinagem e máquinas ferramenta usadas São Paulo. Oferecemos diversos modelos de ferramentas de usinagem, como kits de fixação e pentes. Trabalhamos com fabricantes de tornos e equipamentos para usinagem como a Nardini, Tornitec, Torwell, Diamond, Manrod, Marberg, UMP, Yantai e outras.
Tem alguma dúvida sobre ? Entre em contato conosco e saiba como comprar com a RML Máquinas.
Lubrificação
Se você leva suas ferramentas para as oficinas de máquinas devido a danos prematuros, pode muito bem ser porque você não lubrificou suas ferramentas adequadamente. Especificamente, você precisa lubrificar as partes móveis das ferramentas. As ferramentas usadas diariamente também devem ser verificadas diariamente para garantir que as juntas, componentes internos e peças móveis sejam lubrificados.
A razão pela qual isso é tão importante é que o atrito causado quando as ferramentas são usadas sem lubrificação pode ser bastante prejudicial. Este é um dos principais problemas que causam o colapso das ferramentas. A lubrificação diferente pode ser mais eficaz para diferentes tipos de ferramentas, por isso você deve pedir recomendações a um técnico de reparo ao procurar serviços regulares de oficina mecânica.
Limpeza
A realidade é que suas ferramentas podem não estar tão limpas quanto você pensa que são. Ninguém quer manter ferramentas sujas, é claro. Mas é fácil adiar a limpeza depois de um trabalho, simplesmente porque isso leva tempo e você provavelmente está cansado. No entanto, adiar a limpeza de suas ferramentas pode ter consequências reais e pode fazer com que você as leve a uma oficina mecânica para reparos bem antes do planejado inicialmente.
Ferramentas sujas podem, na verdade, fazer com que as máquinas fiquem obstruídas com materiais inflamáveis ou perigosos, criando riscos também para quem trabalha com elas. A sujeira também pode impedir que suas ferramentas funcionem em níveis ideais, às vezes até encurtando sua vida útil em anos. Você deve ter uma programação específica definida para limpar suas ferramentas, a fim de evitar que esses problemas aconteçam.
Afie suas ferramentas
Pode ser difícil para essas ferramentas funcionarem em sua funcionalidade ideal se não forem aprimoradas conforme necessário. As ferramentas feitas para fatiar, cortar ou afiar devem ser inspecionadas regularmente quanto à nitidez. Você pode gastar tempo e energia desnecessários tentando fazer com que as ferramentas rombas funcionem da maneira que você gostaria, quando na realidade elas simplesmente precisam ser afiadas.
Se suas ferramentas são muito rombas, visite uma oficina mecânica para obter conselhos. Os técnicos de lá podem não apenas afiar suas ferramentas para você, mas também aconselhá-lo sobre como você pode mantê-las afiadas e evitar que essa situação se torne recorrente.
Mantenha-os secos
É importante investir tempo em cuidados preventivos. Dessa forma, você pode evitar gastar dinheiro em reparos e substituições prematuras. Uma parte importante da prevenção de danos às suas ferramentas é mantê-las o mais secas possível.
Guarde suas ferramentas em um local limpo, fresco e seco. Caso contrário, eles podem ser expostos aos elementos e desenvolver ferrugem e outros poluentes. Dessa forma, seu equipamento durará mais.
Invista em bons acessórios
Você não só precisa investir em bons acessórios, mas também mantê-los da melhor maneira possível. Seus acessórios são tão importantes quanto suas próprias ferramentas, e você deve ter isso em mente ao visitar diferentes oficinas de máquinas.
Aplique aos seus acessórios as mesmas medidas que aplica às suas ferramentas. De um modo geral, muitas vezes são feitos dos mesmos materiais, com algumas alterações. Mas se você está trabalhando com acessórios ruins, também está trabalhando com ferramentas ruins.
Lembre-se: essas ferramentas são investimentos feitos em seu trabalho. Leve seus cuidados e cuidados a sério, e eles durarão anos.
Saiba mais sobre máquinas-ferramentas:
- Como resolver problemas de torno - veja uma lista simples e problemas e soluções em torneamento
- Diferença entre torno e fresadora - uma dúvida comum dos iniciantes é a diferença entre torno mecânico e fresadora
- Recomendações para manutenção em torno mecânico - veja um checklist básico para você que está iniciando no torno mecânico.
- Sinais de que uma máquina-ferramenta precisa de manutenção - confira aqui algumas dicas para saber quando levar sua máquina no reparo.
- O que é uma prensa industrial - conheça mais detalhes sobre as prensas hidráulicas.
- Introdução às ferramentas de corte na usinagem - entenda os detalhes envolvidos com usinagem e ferramentas de corte.
- Tipos de ferramentas de corte na usinagem - conheça esses equipamentos à fundo.
- Como funciona uma retífica - aprenda mais sobre esta importantíssima máquina na área industrial.
- Máquinas operatrizes para metalúrgica - a funções destes equipamentos na indústria de metais.
- O que é fresagem e que ferramentas utilizam - aplicações do trabalho das fresadoras.
- Funções das partes do torno - entenda mais sobre as peças dos tornos.
- Tipos de tornos e características - saiba mais detalhes dos tornos mecânicos.
- Como funciona furadeira de coluna - aprenda os detalhes de funcionamento desta furadeira de coluna e bancada.
- O que você precisa saber para comprar um torno industrial - como escolher um torno mecânico do jeito certo.
- O que você precisa saber para comprar serra de fita para metal - corte metal do jeito certo.
- O que você precisa saber para comprar serra de fita para madeira - um guia para escolher sua ferra fita para marcenaria.
- Como funciona o torno mecânico e suas utilidades - confira este guia para aprender mais sobre tornos.
- Diferença entre serra de fita vertical e horizontal - já se perguntou porque existem dois tipos de serras de fita?
- Assistência técnica Manrod é boa? - conheça mais sobre esta fabricante de ferramentas