Cinco maneiras de melhorar a fixação do torno mecânico
De todos os acessórios encontrados em qualquer torno mecânico, o mandril de 3 garras é facilmente o mais importante; infelizmente, também é frequentemente o menos apreciado. Sem um mandril bem mantido, um com pressão de fixação suficiente e placas de torno que foram perfuradas corretamente, as peças voam. Isso se aplica a torno mecânico de madeira e mini torno, bem como aos modelos de torno mecânico usado ou novo. Aqui estão algumas dicas para garantir que esse evento desagradável e perigoso nunca aconteça com você:
Limpeza
De automóveis a molinetes de pesca, cada montagem mecânica no mundo requer algum nível de manutenção de rotina. Os mandris de torno não são exceção. Você pode começar mantendo-o limpo. Limpe-o no final de cada dia. Ao trocar as placas de torno, puxe-as para fora para uma visão rápida e certifique-se de que não haja partículas de metal ou outras partículas de usinagem presentes e, em seguida, aplique uma pequena quantidade de graxa para manter tudo se movendo suavemente. Com os devidos cuidados, os mandris que vêm de fábrica dos melhores fabricantes de torno durarão anos.
Desmontar
Eventualmente, todos os mandris de torno devem ser desmontados, limpos, engraxados e remontados. A frequência com que essa tarefa deve ser realizada depende de quanto o torno foi usado e com que força foi empurrado, bem como dos tipos de materiais que estão sendo torneados (o ferro fundido, por exemplo, é notoriamente abrasivo). É justo dizer, porém, que se as placas ficarem pegajosas ou difíceis de apertar, é hora de uma desmontagem completa.
As placas de três castanhas universais estão entre os acessórios de torno mais importantes para quem ganha a vida transforma peças. Na verdade, mesmo chamá-los de acessórios é um pouco impróprio, porque sem um mandril nada é produzido. Para fazê-los funcionar conforme o planejado para o seu aplicativo, no entanto, você precisa realizar uma quantidade razoável de manutenção preventiva (abordada na última postagem), além de seguir algumas práticas recomendadas como estas:
Placas de torno
Em geral, a maioria dos tornos mecânicos vêm de fábrica com um mandril e um conjunto de placas duas ou três castanhas. Isso é suficiente (preferível, na verdade) para o trabalho com a barra e a maioria das primeiras operações, mas pode ser uma boa ideia investir também algumas garras e garras rígidas de passo único, dependendo de seus requisitos.
Para operações secundárias onde você precisa agarrar uma superfície torneada, você também precisará de algumas placas de torno universais, junto com alguma forma de tensioná-las para perfuração. Prender um pequeno pedaço de material restante servirá na maioria dos casos, mas uma abordagem mais elegante e eficiente é usar um anel de mandrilamento ajustável Para obter os melhores resultados, certifique-se de aplicar uma pressão comparável a (ou talvez um pouco mais) do que a usada para girar a peça de trabalho, furar aproximadamente o mesmo RPM e, para obter a melhor aderência, perfure um pouco menos do que o tamanho.
Segurança primeiro
Esta seção final tem pouco a ver com fixação de peças e, embora eu tenha certeza de que você tem ouvido essas e outras dicas de segurança desde seu primeiro dia na loja, vale a pena repetir:
- Nunca se afaste do torno com a chave do mandril ainda no mandril. Nunca use roupas largas, anéis ou cabelos compridos em torno de um torno ou outra máquina-ferramenta. Sempre mantenha o piso ao redor do torno livre de óleo e fluidos de corte e sempre use óculos de segurança.
- Se você suspeitar que uma peça pode ter se deslocado ligeiramente durante uma operação de torneamento, pare a máquina imediatamente - caso contrário, as chances são excelentes de que a peça se solte e caia no chão, ou pior.
- Não remova lascas da área de trabalho enquanto o fuso estiver girando e, especialmente, não use as mãos (grande potencial de ai aqui).
- Use RPM apropriado para o trabalho. Por exemplo, se um torno oferece velocidades de alto alcance de até 3000 RPM, não significa que você deva girar um pedaço de aço de 10 polegadas de diâmetro tão rápido.
Dependendo do modelo exato da máquina, a maioria dos tornos vêm equipados com recursos de segurança, como proteções contra respingos, freios de pé de comprimento total, embreagens de alimentação de sobrecarga ajustáveis e mecanismos de reversão rápida, mas a operação segura começa com a pessoa em frente ao o torno, ou seja, você. Portanto, fique seguro, seja preciso e não hesite em nos ligar se tiver perguntas sobre este ou qualquer outro tópico do blog.
Um dos equipamentos em destaque é o torno mecânico Nardini ND 325. Confira as ferramentas para usinagem para comprar, são vários modelos de pentes de rosca e pentes de fixação. Também trabalhamos com peças e acessórios para tornos, como divisores, placas de torno universal autocentrante, entre outras.
Modelos de tornos novos e usados
- Torno mecânico Tornitec usado
- Torno Nardini Logic 500 usado
- Torno Mecânico Cde6250a usado
- Torno Vertical Duplo Montante Torwell usado
- Torno mecânico TU 1440 usado
- Torno Nardini 325 usado
- Torno de bancada para madeira Manrod MR-1236
- Torno para madeira Manrod MR-12441
- Torno para madeira Manrod MR-1218
- Torno de bancadas Manrod MR-334
- Torno universal Ferrari BV-20
- Torno com copiadora Gamma
- Mini torno Manrod MR-300
- Mini torno para hobby Manrod
Quais são alguns bons princípios de segurança a serem seguidos ao usar um torno?
- Use óculos de segurança certificados pela CSA adequados. Pode ser necessário que outras pessoas na área usem óculos de segurança, pois os objetos podem voar para fora do trabalho.
- Certifique-se de que os riscos de emaranhamento sejam removidos (por exemplo, roupas largas, joias, etc.). Prenda para trás e prenda o cabelo comprido.
- Mantenha o piso livre de obstruções ou riscos de escorregamento.
- Certifique-se de que o torno possui um botão iniciar / parar de fácil alcance para o operador.
- Certifique-se de que o torno possui um botão de parada de emergência (e-stop).
- Siga as especificações do trabalho quanto à velocidade, avanço e profundidade de corte dos materiais que estão sendo torneados. Certifique-se de que todo o trabalho seja executado corretamente e centralizado.
- A broca central trabalha profundamente o suficiente para fornecer suporte para a peça enquanto ela está girando.
- Fixe e prenda a peça a ser trabalhada.
- Ajuste a ferramenta e o descanso da ferramenta de forma que fiquem ligeiramente acima do centro do trabalho.
- Use um dispositivo de elevação para manusear mandris pesados ou trabalho.
- Inspecione os mandris quanto a desgaste ou danos. Pedaços voadores podem ser muito perigosos.
- Remova a chave do mandril imediatamente após ajustar o mandril.
- Use uma barreira protetora ao operar o torno no modo semiautomático ou automático.
- Proteja todas as peças de transmissão de energia.
- Remova todas as ferramentas, instrumentos de medição e outros objetos da sela ou cama do torno antes de ligar a máquina.
- Mantenha todas as ferramentas de corte de torno afiadas.
- Certifique-se de que as proteções do chip e do refrigerante estejam no lugar.
- Desligue a alimentação do motor antes de montar ou remover acessórios.
- Pare o torno antes de fazer qualquer tipo de medição.
- Use um aspirador, escova ou rodo para remover os cortes somente depois que o torno tiver parado de se mover.
- Mantenha a superfície de trabalho limpa de resíduos, ferramentas e materiais.
- Mantenha o piso ao redor do torno limpo e livre de óleo e graxa.
Saiba mais sobre torneamento e usinagem
- Como resolver problemas de torno
- Diferença entre torno e fresadora
- 5 dicas de manutenção de ferramentas de usinagem
- Como saber se uma máquina operatriz precisa de manutenção
- Dicas de manutenção em torno de metal
- Torno mecânico Manrod é bom?
- Partes da fresadora industrial
- Funções das partes do torno
- Tipos de tornos
- Como comprar torno industrial
- Como comprar torno de madeira
- Tipos de usinagem mais comuns
- Torno mecânico o que é
Um dos produtos mais procurados são os mini tornos, especialmente da fabricante Manrod. Outras máquinas operatrizes estão em nosso catálogo, como tornos mecânicos para uso industrial e outras como rosqueadeiras de tubo, prensas, curvadoras de tubos, serras circulares, serras de fita e outras máquinas.
A RML Ferramentas oferece diversas linhas de ferramentas para você comprar na nossa loja virtual. Somos uma loja de ferramentas online que oferece toda a segurança, garantia e condições de compra para você. Nossa sede é em São Paulo e vendemos nossos produtos com entrega rápida, parcelamento em até 12x e desconto nos pagamentos pelo boleto. Confira abaixo uma lista para você encontrar a sua ferramenta rapidamente.
Tem alguma dúvida sobre ? Entre em contato conosco e saiba como comprar com a RML Máquinas.
-
Torno Mecânico Mod. C0636a/1000
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Torno Mecanico Mod. Cde6250a 500 X 1500
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!