Conheça os tipos de torno na RML Máquinas e Equipamentos
Existem vários tipos de torno, cada um projetado para atender necessidades específicas de usinagem. Essa diversidade permite a produção de uma ampla gama de peças, desde as mais simples até complexas.
Além disso, eles são usados em uma variedade de indústrias, incluindo a manufatura, a engenharia e a construção. Pensando nisso, a RML Máquinas e Equipamentos preparou um artigo completo sobre os principais tipos de torno e suas aplicações. Confira!
O que é torno mecânico?
O torno mecânico industrial é uma ferramenta muito versátil porque, além dos trabalhos de torneamento, pode executar operações de usinagem cilíndrica que normalmente são feitas por máquinas como a furadeira, fresadora e a retificadora, com adaptações relativamente simples.
O torno mais simples que existe é o universal. Estudando seu funcionamento, é possível entender todos os outros, por mais sofisticados que sejam. Ele possui eixo e barramento horizontais e tem a capacidade de realizar todos os tipos de operação.
Quais são os tipos de torno industrial?
Os torno industriais podem ser divididos em duas categorias principais: manuais e os controlados por computador. Além desses dois, existem também uma variedade de tipos projetados para aplicações específicas. Alguns deles, são:
1. Torno horizontal
Recomendado para a modelagem de peças de peso moderado, o torno horizontal destaca-se por oferecer maior alcance de processamento em termos de largura quando comparado a outros equipamentos da mesma categoria. Além disso, é capaz de operar tanto com energia solar quanto elétrica.
2. Torno revólver
Neste tipo de torno, há a possibilidade de confeccionar diversas peças simultaneamente, isso pois permite “atacar” os componentes de maneira constante e sucessiva. Sendo assim, são largamente usados em produções de larga escala.
3. Torno vertical
Utilizado para torneamento e usinagem de peças de grande porte, o torno vertical é uma excelente opção multifuncional. Uma vez que, durante sua operação, as peças modeladas podem ser fixadas em uma mesa incorporada à sua estrutura.
4. Torno automático
Usado em produções de alta qualidade, permite a modelagem do componente com movimento rotativo. Isso acontece por funções programadas, como avanços e recuos das ferramentas.
5. Torno copiador
Com base em um estilo específico de peça, o torno copiador consegue replicá-la por meio de movimentos sincronizados. Esse processo possibilita a produção de cópias do item a partir de um padrão dimensional estabelecido.
6. Torno platô
Frequentemente utilizado na fabricação de peças industriais com dimensões e tamanhos específicos, como os aros das rodas de locomotivas e vagões ferroviários.
Quais são as aplicações dos diferentes tipos de torno?
Existem diferentes tipos de torno, usados para diversas aplicações na indústria de usinagem, desde fabricação de eixos, pinos, esferas e engrenagens até reparos de peças.
Os tipos de torno mecânico usado depende da aplicação específica. Por exemplo, os tornos de torre são frequentemente usados para a fabricação de peças complexas, enquanto os tornos copiadores são usados para a produção de componentes em massa.
Onde comprar diferentes tipos de torno industrial novos e usados?
A RML é especialista em máquinas e equipamentos para a indústria e oficinas, oferecendo sempre os preços mais competitivos do mercado. Por isso, navegue pela Loja On-line e aproveite as condições de pagamento facilitado para adquirir tornos de altíssima qualidade. Boas compras!