Furadeira de coluna: o que é, como funciona e para que serve
Na oficina, a capacidade de perfurar um orifício que esteja perfeitamente alinhado com o plano horizontal é crucial. Portanto, a furadeira de coluna , é uma daquelas peças de equipamento essenciais que devem ser incluídas desde o início. Além de sua função principal de fazer furos, a adição de acessórios opcionais aumenta a versatilidade da máquina; por exemplo, para cortar entalhes. O uso de uma lixadeira de tambor no mandril também permitirá que a furadeira a de coluna seja transformada em uma lixadeira eficaz para curvas côncavas.
Este guia foi elaborado para ajudá-lo em sua decisão. Ele examinará as considerações e os principais recursos, para que você possa encontrar a furadeira certa para você.
Considerações
A altura efetiva da máquina é governada pela distância do 'mandril à mesa'. Esta é a dimensão máxima que pode ser ajustada verticalmente sob o mandril. Uma peça de trabalho mais alta poderia ser perfurada, mas isso implicaria em mover a mesa em 90 ° para que a peça de trabalho ficasse na base usinada. Da mesma forma, a peça de trabalho mais larga que pode ser perfurada é determinada pela dimensão da 'garganta', que é a distância do centro do mandril à coluna. No entanto, em certas máquinas, principalmente na faixa de Hobby, a cabeça pode se inclinar em um ângulo prescrito e também deslizar para frente e para trás. Isso aumenta muito a capacidade de 'garganta' e geralmente torna a máquina mais versátil. Estes são chamados de brocas de uma furadeira de coluna.
Se a peça a ser perfurada for geralmente bastante alta, uma broca de chão é necessária. Por outro lado, trabalhos menores podem exigir apenas uma furadeira montada em bancada, o que significa que geralmente há espaço de armazenamento adequado por baixo. As perfuratrizes montadas em bancada ainda são muito pesadas e requerem uma unidade substancialmente construída para suportar o peso. Não importa o tamanho da broca que você está comprando, recomendamos enfaticamente que sejam montadas por mais de uma pessoa!
Principais recursos de uma furadeira de coluna
As máquinas são relativamente simples e centralizadas em torno de uma coluna de aço substancial; em uma extremidade está conectado o motor, o sistema de correia de transmissão e o mandril. A outra extremidade da coluna está localizada com segurança em uma base de ferro fundido pesada e entre as duas está a mesa horizontal. A mesa pode ser movida verticalmente por meio de um mecanismo de cremalheira e pinhão operado por uma alça conveniente.
Motor e sistema de correia de transmissão
Esta unidade é a base de todas as furadeiras e consiste em um motor de indução na parte traseira, situado atrás da coluna com o mandril diretamente sobre a mesa. A velocidade do mandril pode ser variada levantando a tampa intertravada, liberando a tensão na correia de transmissão que é então reposicionada sobre as polias mais adequadas. A velocidade do mandril é muito importante, pois materiais diferentes requerem velocidades diferentes para uma perfuração ideal. O mandril é contido em uma pena usinada de precisão dentro do cabeçote. Não deve haver virtualmente nenhuma folga nele, mesmo quando estendido para três quartos de sua viagem.
A mesa
A mesa de superfície pode ser levantada para cima e para baixo na coluna por meio de um mecanismo de cremalheira e pinhão. Há também a opção de inclinar em muitas máquinas, o que significa que a peça de trabalho pode ser furada em um ângulo diferente de 90 °. Muitas mesas têm ranhuras ao redor da borda para permitir que o refrigerante seja drenado. Todas as mesas têm ranhuras ou ranhuras diagonais que permitem a fixação de um torno de usinagem ou mesa de perfuração de coluna adicional .
A coluna
A coluna é um cilindro oco de superfície de aço esmerilado, garantindo que a subida e descida da mesa seja muito suave, tornando o ajuste de altura uma tarefa leve. A coluna também deve ser forte o suficiente para manter a rigidez, reduzindo assim a vibração.
A base
Esta é uma peça robusta e pesada de ferro fundido onde uma superfície horizontal plana foi retificada. Mover a mesa para os lados permite que uma peça mais alta seja perfurada colocando-a na base. A peça fundida para a coluna é aparafusada com segurança na base na parte traseira e também há a possibilidade de aparafusar a máquina de perfuração em uma bancada ou no chão.
Conclusão
Adicionar uma furadeira de coluna à sua oficina é algo que todos deveriam considerar. Com a capacidade de fazer furos perfeitos, assim como muitas outras tarefas, está no topo da lista. Antes de comprar um, há muitas coisas a considerar, não apenas com relação à máquina, mas também com suas próprias circunstâncias. Qual a profundidade da sua perfuração? Que material você está usando? Para nomear alguns. Uma vez que você possa responder a essas perguntas e, portanto, conhecer os recursos de que precisa, a furadeira certa deve estar chegando.
Loja de máquinas operatrizes e usinagem
Na RML Máquinas nós vendemos e trabalhamos com diferentes equipamentos e peças para usinagem além de uma grande variedade de máquinas operatrizes. Confira também outros tipos de serras em nosso catálogo de máquinas ferramenta: serras circulares industriais. Também contamos com diversos tipos de serras elétricas para uso profissional como serras disco, serras de esquadria, e outras. Confira também o guia de tipos de serras elétricas para comprar.