Máquina retificadora de superfície - como funciona?
Uma retificadora de superfície plana é usada para produzir um acabamento liso e preciso em materiais metálicos ou não metálicos. Usando um rebolo rotativo redondo que permanece estacionário (mas girando) enquanto a mesa de alimentação (junto com a peça) executa um movimento alternativo (esquerda - direita) sob o rebolo. A quantidade específica de material a ser removido é determinada batendo levemente no trabalho com a roda giratória e alimentando o cabeçote de moagem a uma certa distância. AVISO: Se um rebolo ultrapassar a velocidade máxima de segurança, ele pode se desintegrar e causar ferimentos ao operador e danos à máquina retificadora.
Um esmeril de superfície plana pode lixar superfícies de metal para que fiquem perfeitamente planas e niveladas. É um processo de usinagem abrasivo, que utiliza um rebolo que gira em alta velocidade para eliminar diferenças de altura. Os rebolos são geralmente feitos de um material composto; e este composto é geralmente um agregado áspero ou grosso ligado a uma matriz de cimentação.
Existem dois componentes básicos em um esmeril de superfície , que são o rebolo e uma mesa móvel. A mesa tem uma mesa de trabalho que pode acomodar sua peça de trabalho. Se por algum motivo você não puder segurá-lo, você também pode usar um eletroímã para segurar o trabalho firmemente.
Uma vez que a peça de trabalho foi pré-ajustada, a altura é ajustada para que as peças de trabalho fiquem logo abaixo do rebolo. Quando o rebolo atinge a velocidade de esmerilhamento desejada, a mesa começa a se mover para a esquerda e para a direita, pois a plataforma de trabalho é levemente elevada e o rebolo esmerilha o material rapidamente. A peça é elevada parcialmente para uma próxima passagem de retificação. A bancada também se move para dentro e para fora, permitindo uma retificação completa e uniforme da peça de trabalho.
Máquinas ferramentas para indústria metalúrgica
Tipos de retificadoras
Retificadora de superfícies planas
Essas máquinas retificadoras são as de operação mais simples, pois consistem apenas em um carro longitudinal que proporciona movimento de translação à peça e rebolo, que dá saída à rotação. Dois subtipos são diferenciados de acordo com a posição do rebolo: Frontal e Tangencial.
- Enquanto o rebolo tangencial de retificação gira em torno de um fuso horizontal, trabalha na borda da peça e se move em um movimento circular e pendular. É usado para trabalhos de alta precisão em superfícies planas simples, superfícies alargadas ou inclinadas, ranhuras, superfícies planas próximas a ombros, superfícies rebaixadas e perfis.
- Na retífica, a roda dianteira gira em torno de um fuso vertical, trabalha plana contra a peça de trabalho e se move com um movimento retilíneo. Eles geralmente são usados para remoção rápida de material, embora algumas retificadoras desse tipo possam atingir alta precisão.
Retificadora cilíndrica
Pode trabalhar de várias maneiras, porém a peça deve ter um eixo central de rotação. Isso inclui, mas não está limitado a, formatos como cilindro, cone, elipse, came ou virabrequim. Existem também vários subtipos de retificadora cilíndrica :
Moinhos cilíndricos externos
Tipo de retificadora em que o desbaste é realizado na superfície externa de uma peça entre centros, que permite sua rotação. Por sua vez, o rebolo também gira na mesma direção ao entrar em contato com a peça de trabalho, conforme mostrado na figura a seguir.
Retificadora cilíndrica interna
É onde a retificação é feita dentro de uma peça. O rebolo é sempre menor que a largura da peça. Um anel de metal sustenta a peça, dando-lhe movimento, conforme indicado na figura a seguir.
Retificadora Centerless
Este tipo de máquina retifica pequenas peças cilíndricas, como buchas, parafusos ou pinos. O mecanismo é composto por dois rebolos que giram no mesmo sentido, entre os quais a peça é colocada, sem fixação (por isso o mecanismo é denominado "centerless") que gira no sentido oposto ao dos rebolos, acionados pelo movimento do rebolo, que é inclinado em um determinado ângulo entre 1 e 5 graus, dependendo da dureza do material a ser esmerilado e do diâmetro da peça. A figura abaixo mostra um esquema do processo.
Retificadora universal
São as retificadoras que oferecem maior capacidade de trabalho, pois usinam corpos de revolução. Com essas máquinas de grande robustez e escopo, é possível retificar tanto exteriores quanto interiores de eixos de comando, virabrequins, interiores de cilindros, cones, camisas e muitas outras peças. O carro longitudinal da retificadora proporciona o movimento de translação às partes giratórias por meio de seu avanço e retorno automático proporcionado por mecanismo hidráulico. Já os rebolos recebem o movimento de rotação, oposto ao da peça. A dureza ou as características das peças definem a velocidade de rotação do eixo por meio de reguladores de velocidade.
- Retificadora CNC : Hoje, o avanço tecnológico trouxe ao mercado retificadoras controladas por CNC para todos os tipos acima, que apresentam uma série de vantagens sobre as convencionais, entre as quais podemos citar:
- Unificação de movimentos para retificação (superior, frontal e inferior) em uma única máquina
- Automação total, com intervenção mínima do operador
- Dimensões maiores da máquina, o que possibilita retificar peças grandes
- Sistemas de fixação magnética de peças
- Disponibilidade de várias formas de bancos ou mesas de trabalho
- Tempos de moagem e precisão aprimorados
- Incorporação de servo motores para cada eixo, o que permite um posicionamento mais preciso da peça
- Controle automático da condição das rodas
- Possibilidade de programar coordenadas cartesianas e definir a distância exata de retificação
- Operação em ambiente fechado, sem projeção externa de cavacos, poeira ou detritos
Processo de retificação de superfície plana
Ao lixar uma superfície, é necessário e muito importante entender a relação entre o rebolo e o material do qual a peça é composta. O ferro fundido e a maioria dos aços tendem a retificar perfeitamente; entretanto, outros materiais como alumínio, aço inoxidável, latão e plástico podem ficar muito quentes e começar a corroer, ou podem ficar presos dentro do rebolo. Ambos os problemas atrasariam o processo da retificadora .
A maioria das máquinas retificadoras de superfície tem uma precisão de ± 0,002 mm. No entanto, este é um processo demorado. O movimento da mesa pode ser acionado hidraulicamente ou eletricamente. A maioria das esmerilhadeiras de superfície tem alguns botões de ajuste manual, no entanto, eles são frequentemente usados para a configuração inicial. A maioria dos retificadores de superfície modernos são semi-autônomos e podem ser programados para retificar até uma certa profundidade, com um certo número de passes. Uma vez que o moinho é configurado, geralmente requer pouca intervenção do operador.
A RML é uma loja especializada em Máquinas e Ferramentas que atende grandes indústrias, empresas, prestadores de serviços e profissionais de diversas áreas de trabalho como: mecânica, elétrica, construção civil, marcenaria, serralheria entre outras. Também atendemos quem procura por ferramentas e máquinas que auxiliam em trabalhos e na manutenção de uso doméstico.
Também conhecida como máquina ferramenta, as máquinas operatrizes realizam a movimentação mecânica de um conjunto de ferramentas para a fabricação de peças de diversos materiais metálicos, plásticos, de madeira etc.
Trabalhamos com diversas marcas do mercado, como por exemplo Bench, Calfran, Diplomat, Franho, Hidral-maq, Miguel Máquinas, Nardini, Reico, Riosulense, Tornitec, Torwell, Watt, entre outras.
Também ficaremos felizes em recebê-lo em nossa loja física, para que possa ver, de perto, toda a linha de Máquinas Operatrizes que temos disponíveis. Nossos consultores estão treinados e capacitados para passar todas as informações e funções de qual produto se adequa às suas necessidades.
Venha conhecer as máquinas operatrizes (novas e usadas), voltadas para a área industrial!