O que é fresagem e quais são as partes de uma fresadora industrial
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. Outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
O que é fresagem
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
É o movimento da mesa da máquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem.
O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de giro do dente da fresa. É o chamado movimento discordante. Ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa. É o caso do movimento concordante.
A maioria das fresadoras trabalha com o avanço da mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da máquina ocorre uma folga entre eles. Veja figura abaixo. No movimento concordante, a folga é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e podem até quebrar o dente da fresa.
No movimento discordante, a folga não influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avanço mais uniforme. Isto gera um melhor acabamento da peça. Assim, nas fresadoras dotadas de sistema de avanço com porca e parafuso, é melhor utilizar o movimento discordante. Para tanto, basta observar o sentido de giro da fresa e fazer a peça avançar contra o dente da ferramenta. Como outros processos, a fresagem permite trabalhar superfícies planas, convexas, côncavas ou de perfis especiais. Mas tem a vantagem de ser mais rápido que o processo de tornear, limar, aplainar. Isto se deve ao uso da fresa, que é uma ferramenta multicortante.
Existem outros processos ligados a usinagem com outras máquinas operatrizes:
- O que é torno mecânico e para que serve
- Quais são as partes e peças de um torno mecânico
- Tipos de torno mecânico para indústria
- Dicas para comprar torno mecanico
- Como escolher torno para madeira
- Como escolher serra de fita industrial
- Como escolher serra de fita para metal
- Furadeira de coluna o que é e para que serve
Máquina ferramenta Fresadora
As máquinas-ferramentas de fresar, ou simplesmente fresadoras, possibilitam usinar praticamente qualquer peça com superfícies de todos os tipos e formatos com auxílio de suas ferramentas e dispositivos especiais. Para tanto, elas devem: ser projetadas para suportar grandes esforços; apresentar acionamento eficiente e posicionamentos precisos do eixo-árvore e da mesa de trabalho (lugar da máquina onde se fixa a peça a ser usinada); ser facilmente operáveis.
Mas o que é fresagem e a função da fresadora? As fresadoras podem ser classificadas de diversas formas, sendo que as principais levam em consideração o tipo de avanço, a estrutura, a posição do eixo-árvore em relação à mesa de trabalho e a sua aplicação. As fresadoras são, na maioria dos casos, classificadas de acordo com a posição do seu eixo-árvore em relação à mesa de trabalho.
Comprar fresadora
Com diversos modelos de máquinas ferramentas novas e usadas à venda, a RML Máquinas é uma das principais lojas máquinas industriais.
Tipos de fresadoras
Por existirem diversos modelos, as partes principais de uma fresadora podem variar de uma configuração para outra. Quanto ao sistema de avanço pode-se classificar como manual ou automática (elétrica ou hidráulica). Quanto à sua estrutura podem-se ter fresadoras de oficina (ou ferramenteira – maior flexibilidade) e de produção (maior produtividade).
Quanto à posição do eixo-árvore:
- Fresadora horizontal (eixo árvore paralelo à mesa de trabalho)
- Fresadora vertical (eixo árvore perpendicular à mesa de trabalho)
- Fresadora universal (pode ser configurada para vertical ou horizontal)
- Fresadora omniversal (universal com a mesa que pode ser inclinada)
- Fresadora duplex (dois eixos-árvore simultâneos)
- Fresadora tríplex
- Fresadora multiplex
- Fresadoras especiais
As máquinas fresadoras são classificadas geralmente de acordo com a posição do seu eixo-árvore em relação à mesa de trabalho. Mesa de trabalho é o lugar da máquina onde se fixa a peça a ser usinada. O eixo-árvore é a parte da máquina onde se fixa a ferramenta.
Quanto à aplicação, há diversos tipos de fresadoras:
- Fresadora convencional (ferramenteira)
- Fresadora pantográfica (gravadora)
- Fresadora chaveteira (específica para fazer chavetas internas e/ou externas)
- Fresadora dentadora (específica para usinar engrenagens)
- Fresadora copiadora (o apalpador toca um modelo e a ferramenta o reproduz na peça)
Principais partes de uma fresadora
Para compreender o que é a fresagem, é importante conhecer as partes da fresadora, e o que é fresa.
Partes de uma fresadora universal:
- A fresadora universal dispõe de dois eixos-árvore, um horizontal e outro vertical.
- O eixo vertical situa-se no cabeçote, parte superior da máquina.
- O eixo horizontal localiza-se no corpo da máquina.
- O fato de a fresadora universal dispor de dois eixos permite que ela seja utilizada tanto na posição horizontal quanto na vertical.
Principais partes da fresadora em uma fresadora omniversal:
- Base: suporta a máquina.
- Coluna: estrutura principal, aloja o sistema de acionamento e motores, possui guias de movimento vertical.
- Console: desliza pelas guias da coluna, realiza o movimento vertical da peça, aloja mecanismo de acionamento da sela e mesa, possui guias de movimento horizontal transversal.
- Sela: inferior desliza pelas guias do console faz movimento horizontal transversal. superior gira em um plano horizontal, permite inclinar a peça, possui guias de movimento horizontal longitudinal.
- Mesa: desliza pelas guias da sela superior, faz movimento horizontal longitudinal, possui rasgos em T para fixar peças e acessórios e canalizar o fluxo do fluído.
- Torpedo: montada sobre a coluna, quando a fresadora estiver na configuração horizontal e com ferramenta longa.
- Cabeçote vertical: fixa-se na coluna e conecta se ao eixo árvore, altera a configuração horizontal para vertical.
- Árvore: recebe maior potência do motor, fornece o movimento de giro para a ferramenta, gira nos dois sentidos.
Principais materiais utilizados em máquinas fresadoras
Materiais utilizados no processo de fresagem industrial:
- Alumínio
- Bronze
- Plástico
- Aço
- Madeira
Acabamento na fresadora
O acabamento superficial depende de fatores correlacionados ao processo de fresagem e ao tipo de fresadora selecionado.
O acabamento está relacionado às condições de funcionamento e à confiabilidade dos componentes mecânicos. A variação da geometria física do sistema devido ao deslocamento da mesa de trabalho e do eixo porta fresa pode alterar as frequências naturais e o fator de amortecimento modal do sistema, alterando o acabamento superficial da superfície usinada.
O desgaste das ferramentas aumenta a vibração na peça, ferramenta e máquina, e afeta o acabamento superficial da peça. É importante conhecer a geometria da ferramenta e sua influência para que o acabamento seja pouco afetado. O aumento do raio de ponta da ferramenta melhora o acabamento superficial.
Altas velocidades de corte: há uma tendência de melhora da qualidade do acabamento superficial da peça
Baixas velocidade de corte: aumento da rugosidade e consequente empobrecimento do acabamento superficial.
Profundidades de corte maior: pode fazer a máquina estar trabalhando numa condição de corte mais estável, melhorando o acabamento superficial.
Loja de equipamentos para usinagem
Na RML Máquinas nós vendemos e trabalhamos com diferentes equipamentos e peças para usinagem. Oferecemos diversos modelos de ferramentas para usinagem, como kits de fixação e pentes. Trabalhamos com fabricantes de tornos e equipamentos para usinagem como a Nardini, Tornitec, Torwell, Diamond, Manrod, Marberg, UMP, Yantai e outras.
A RML Ferramentas oferece diversas linhas de ferramentas para você comprar na nossa loja virtual. Somos uma loja de ferramentas online que oferece toda a segurança, garantia e condições de compra para você. Nossa sede é em São Paulo e vendemos nossos produtos com entrega rápida, parcelamento em até 12x e desconto nos pagamentos pelo boleto. Confira abaixo uma lista para você encontrar a sua ferramenta rapidamente.
Tem alguma dúvida sobre ? Entre em contato conosco e saiba como comprar com a RML Máquinas.
Outras máquinas operatrizes novas e usadas
Equipamentos para as mais diversas áreas industriais, para transporte, perfuração, corte, siderurgia e muito mais. Compre conosco equipamentos usados, reformados e novos com ótimos preços e condições de venda.
- Comprar calandra
- Comprar curvadora
- Comprar dobradeira
- Furadeira industrial usada
- Comprar guilhotina industrial
- Prensa industrial para comprar
- Retífica industrial
- Rosqueadeira de Tubos a venda
- Torno Mecânico usada a venda