Princípios básicos da serra de fita: 5 chaves para um bom corte
Com o tempo, qualquer serra de fita se desgastará, mas com muita frequência as causas de um corte incorreto podem ser atribuídas à operação inadequada ou problemas mecânicos que poderiam ter sido evitados com a manutenção de rotina. Uma serra de fita moderna pode atingir um acabamento superficial de 0,0250 polegadas e produzir bordas nítidas e limpas no estoque.
No entanto, mesmo uma serra de fita antiga que foi operada e mantida adequadamente pode obter um corte de alta qualidade próximo ao de uma serra de fita moderna. Para garantir um corte de qualidade, concentre-se nestas cinco áreas principais: refrigeração, lâmina, alimentação descendente, suporte da peça de trabalho e manutenção da máquina. Infelizmente, muitos operadores não entendem e apreciam totalmente como eles se relacionam.
1. Líquido Refrigerante
O o líquido refrigerante remove os cavacos do corte da serra e, junto com uma escova de limpeza de lâmina, garante que nenhum cavaco volte para a peça de trabalho. O refrigerante também funciona como um agente de transferência de calor para resfriar a peça de trabalho e lubrificar a lâmina para estender sua vida útil.
Assim como o óleo do motor de um carro, o líquido refrigerante pode degradar com o tempo e deve ser substituído.
Para aços gerais, a proporção de água para refrigerante deve ser de 10 para 1 ou 12 para 1 para aço macio e tão rica quanto 8 para 1 para materiais mais duros. Muitos presumem que o refrigerante não evapora e que todos os operadores ou técnicos precisam adicionar mais água. Mas, com o tempo, essa proporção de refrigerante pode subir para até 30 para 1. Isso reduz bastante a capacidade de transferência de calor do refrigerante e pode causar a formação de rebarbas ao longo da borda da peça de trabalho. Além disso, a lubrificação é bastante reduzida, fazendo com que a lâmina se desgaste mais rapidamente.
Onde comprar serra de fita em SP
A RML Máquinas possui diversos modelos de serra de fita horizontal para metal, seja para uso de hobby ou industrial, e serra de fita elétrica para madeira, metais e outros materiais. Entenda como escolher uma lâmina para serra de fita.
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 18-S
- Serra De Fita Horizontal Franho FM 3700H
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 1600
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 500
- Serra de Fita para Metais MR-123
- Serra de Fita amadora 550W 220V MR-101
- Serra de Fita amadora 750W MR-105
- Serra fita de bancada 400W SFV 050
- Serra de Fita 250W TC-SB
- Serra Fita 375W
- Serra Fita 350W
2. A lâmina
Uma lâmina afiada e bem lubrificada fará um corte limpo. Conforme uma lâmina fica cega, ela gera mais calor e, em algum ponto, a quantidade de calor gerada pode se tornar maior do que a capacidade do refrigerante de transferir calor, especialmente se a mistura do refrigerante for velha ou não tiver a proporção correta de água para refrigerante .
Certifique-se de que o passo do dente da lâmina está correto para o material que está sendo cortado. Usar um passo de dente muito fino pode fazer com que os cavacos fiquem presos na garganta da lâmina - na verdade, lima o material, não o corta. Isso produzirá uma superfície áspera.
Para a maioria das aplicações, um passo de dente mais grosso é mais eficiente e corta mais rápido. Inspecione os chips sendo removidos. Eles devem ser bons, ondulados, chips completos. Se não estiverem, verifique a lâmina e a escova de limpeza de lâminas para garantir que lascas não estejam presas na garganta. Blue chips são um sinal de muito calor sendo gerado.
Certifique-se de que a velocidade da lâmina esteja correta para a aplicação. Mesmo um ajuste de poucos metros por minuto pode melhorar muito a qualidade do corte. O seu fornecedor de lâmina de serra pode fornecer gráficos de materiais, velocidades da lâmina e taxas de corte e tem acesso ao departamento técnico do fabricante da lâmina para respostas a perguntas específicas.
Verifique também as guias da serra de fita, incluindo o posicionamento e as tolerâncias das pastilhas e rolos. Certifique-se de que os rolos-guia giram livremente. Um rolo bloqueado ou danificado pode prender a lâmina de serra.
- Como resolver problemas em lâmina de serra de fita
- Como cortar metal com serra de fita
- Benefícios da serra de fita
- Como comprar serra de fita para marcenaria
3. Taxa de alientação
A taxa de alimentação descendente e a pressão devem ser controladas para o tipo e espessura do material que está sendo cortado. Se a taxa de alimentação automático for definido para uma lâmina afiada, deve ser reiniciado periodicamente para levar em consideração o enfraquecimento gradual da lâmina. Não fazer isso pode produzir cortes de qualidade cada vez mais pobres.
Se a serra de fita tiver uma taxa de alimentação manual, o operador deve estar continuamente ciente da qualidade do corte e ajustar a taxa e a pressão de acordo.
4. Suporte da peça de trabalho
Verifique se a peça de trabalho, firmemente apoiada em ambos os lados do corte, não consegue se mover durante o corte. Se a pressão de fixação for ajustável, use a pressão máxima para estoque sólido e pressão suficiente para prender estruturas sem deformá-las.
Um tipo comum de rebarba ocorre quando o lado cortado da peça de trabalho não está apoiado corretamente. Conforme a lâmina se aproxima do final do corte, o peso do estoque pode fazer com que ele caia em vez de ser cortado.
Ao cortar material retangular, posicione a peça de trabalho verticalmente em vez de plana. Isso reduz a quantidade de contato da lâmina com a peça de trabalho, resultando em um corte mais eficiente e um corte de alta qualidade.
Para fornecer suporte para a lâmina, posicione os braços-guia da lâmina o mais próximo possível da peça de trabalho. Se a distância for muito grande, a lâmina pode vagar no corte, especialmente com muita pressão de alimentação descendente. As máquinas mais novas têm guias de carboneto além dos rolos para ajudar a manter a lâmina vertical.
- Diferença entre serra de fita e serra circular
- Serra de fita industrial preço
- Serra de fita, para que serve
5. Manutenção da máquina
Todas as peças móveis devem ser bem lubrificadas, para que todas as formas de deslizamento funcionem sem resistência extra. Isso garante a repetibilidade corte a corte. Lubrifique as graxeiras com graxa de alta qualidade e outras superfícies usinadas com óleo lubrificante industrial em geral.
Verifique o rolamento da roda intermediária para certificar-se de que não está gasto. Um rolamento gasto pode fazer com que a lâmina fique ligeiramente inclinada, criando um corte chanfrado. Dependendo do projeto da serra, pode ser necessário substituir todo o conjunto da roda intermediária. Certifique-se de seguir as orientações e especificações do fabricante da serra.
Inspecione a escova de limpeza da lâmina para garantir que está em contato adequado com a lâmina da serra. Se as cerdas de metal estiverem gastas, considere substituí-las por uma escova de cerdas de náilon. As cerdas de náilon não se desgastam tanto na lâmina e, como as cerdas são flexíveis, podem durar mais tempo.
Um corte torto pode ser um sintoma de vibração da lâmina. Se a máquina for velha, verifique se a barra pivô está desgastada. Uma barra pivô gasta pode induzir vibração no braço, que é então transmitida à lâmina. Isso produz um corte ondulado. Normalmente, a barra não pode ser substituída ou o custo para fazer isso seria quase igual ao custo de uma nova máquina. Se for hora de substituir sua máquina, escolha uma serra de fita de alta qualidade. Não deixe que o preço seja sua única preocupação.
Se a barra de articulação da serra de fita ainda estiver apertada, você precisa examinar seriamente como opera e mantém a máquina. Na maioria dos casos, os cortes tortos podem ser rastreados até a operação inadequada da serra, como muita pressão no avanço, velocidade muito baixa da lâmina ou os braços guia estão muito distantes.
Em outros casos, você precisará realizar uma inspeção completa. A lâmina está cega? A tensão da lâmina está muito fraca? As guias da lâmina estão gastas ou desajustadas? Ao compreender os cinco principais fatores que afetam o corte, você deve ser capaz de obter bons cortes sempre.
-
Serra Multifunção c/ 6 funções 1500W V3 G692/BR - Gamma
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Máquina de Corte Tipo Tartaruga 35W 220V CG1-30N GALZER
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Serra de Fita 1.1/2HP 220V Trifásico MR-275 - Manrod
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Aspirador Pó/Líquido Ecoclean 1200W AP120 - IPC Brasil
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!