Qual é a melhor serra industrial para alumínio: serra circular ou serra de fita?
Com o foco contínuo no uso de materiais mais leves sempre que possível, especialmente na indústria de transporte, os fabricantes de metal estão interessados em aprender sobre as melhores maneiras de processar materiais de alumínio. Claro, isso afeta todas as atividades do chão de fábrica, incluindo serrar.
Como grandes oportunidades aguardam os fabricantes capazes de processar alumínio com eficiência, eles precisam estar cientes das tecnologias de corte que podem ajudá-los a fazer o trabalho. Se o foco for serrar, a questão é: as serras de fita ou as serras circulares a frio cortam melhor o alumínio? Avanços tecnológicos foram feitos na serração de alumínio com ambos os tipos de serras, e a resposta muitas vezes é muito firme: “Depende”.
Uma olhada nas serras circulares
Um dos métodos mais tradicionais de serrar alumínio de grande diâmetro é usar lâminas de serras circulares muito grandes. Esse método de serra pegou por causa da velocidade com que o alumínio podia ser cortado em comparação com a serra de fita. A serra circular penetra no material em alta velocidade e mantém a mesma velocidade em todo o corte, inclusive na saída do material. Os fabricantes de serras chamam isso de velocidade e taxa de alimentação constantes.
Tradicionalmente, as serras de fita têm problemas com isso porque a lâmina pode ser danificada facilmente se entrar no metal em alta velocidade. A “pegajosidade” de um metal como o alumínio danificaria uma lâmina de serra de fita se ela entrasse rapidamente no material. Novos avanços tecnológicos em serras de fita - que serão discutidos mais tarde - mudaram isso um pouco.
Grandes serras circulares requerem um grande investimento inicial de capital. Isso não deve ser nenhuma surpresa, porque o tamanho do equipamento desempenha um papel importante em sua capacidade de cortar alumínio tão rapidamente. Por exemplo, uma serra circular cortando um tarugo de alumínio de 20 pol. De diâmetro exigiria uma lâmina de pelo menos 40 pol. De diâmetro e, de forma mais realista, cerca de 50 pol. Claro, o equipamento deve ser grande e resistente o suficiente para girar isso lâmina grande em um RPM consistente e alto.
Quando se trata de questões como o acabamento do corte final, a serra circular se destaca como uma escolha adequada. Ao gerar um acabamento muito bom, o fabricante pode estar em uma posição de eliminar uma operação de acabamento secundário, o que pode resultar em uma economia dramática de mão de obra. Isso é especialmente evidente no corte rápido de material de peça única e de pequeno diâmetro. Por exemplo, no corte de extrusão de alumínio, os volumes de produção podem chegar a 5.000 peças por turno e espera-se que o acabamento final seja muito limpo.
O fato é que as serras circulares cortam o alumínio de forma tão rápida e eficaz que um fabricante realmente precisa desenvolver um meio produtivo para mover o material para dentro e para fora da serra. Um método de manuseio de material é um depósito de carregamento plano ou inclinado no lado de entrada, acoplado a um transportador de saída de alta velocidade para a classificação das peças acabadas. Isso maximiza o poder de corte de alumínio de uma serra circular.
No entanto, deve-se ressaltar que, embora uma serra circular forneça um corte muito mais limpo, a lâmina removerá um bom pedaço de alumínio por causa do tamanho da lâmina. Por exemplo, uma lâmina de 40 pol. De diâmetro tem cerca de 0,33 pol. De largura.
Um olhar sobre serras de fita
As serras de fita nunca foram realmente consideradas uma escolha inteligente para o corte de alumínio, mas isso mudou recentemente. Com os avanços na tecnologia de serras de fita, grandes tarugos de alumínio agora podem ser cortados quase tão rapidamente quanto com grandes serras circulares.
A melhor notícia para um fabricante é que uma serra de fita para esse tipo de aplicação de corte de alumínio requer um investimento de capital significativamente menor do que uma serra circular. Simplificando, é um equipamento menor porque suas lâminas são menores em comparação com as lâminas de serras circulares e não requerem uma pegada operacional muito grande para serem eficazes.
Para conseguir um corte de alumínio eficiente, a tecnologia de serra de fita teve que superar o desafio de girar uma lâmina a uma velocidade muito maior do que a necessária para serrar aço tradicional - na verdade, até 10 vezes a superfície em pés por minuto (SFM) que o aço exige . As serras de fita agora apresentam rampa de avanço e velocidade, o que significa que a lâmina entra no corte lentamente, aumenta a velocidade e, em seguida, sai lentamente do corte. A entrada e a saída são duas áreas onde a possibilidade de danos à lâmina é maior, mas esse processo controlado elimina isso. Além disso, as lâminas avançaram para que possam girar rapidamente em torno das rodas e sejam flexíveis o suficiente para não quebrar.
Além disso, essas novas serras de fita fornecem um bom controle da lâmina. O parafuso de esfera do equipamento, alimentação descendente ajuda a garantir que o feixe seja empurrado com firmeza através do material a uma taxa de alimentação de até 22 polegadas por minuto. Para gerar a alta velocidade da lâmina (até 4.000 SFM), é necessária a combinação adequada de potência e torque dentro da caixa de engrenagens e do motor, de forma que mesmo em altas velocidades o equipamento não fique sobrecarregado. A tecnologia de serras de fita atual atinge todos esses benchmarks muito importantes.
Se um fabricante está cortando peças de alumínio e outros materiais em volumes menores, digamos, 1.000 peças ou menos por turno, então uma serra de fita pode ter um desempenho sólido. Se o material de alumínio tiver mais de 7 pol. De diâmetro, as serras de fita atuais provavelmente são uma boa escolha para o trabalho. Além disso, se a esquadria do corte tiver uma tolerância alta, a serra de fita será capaz de funcionar.
Os fabricantes também devem estar cientes de que uma lâmina de serra de fita é mais fina do que uma lâmina de serra circular, normalmente com cerca de 0,042 pol. De espessura. Isso resulta em uma remoção de corte significativamente menor em comparação com a lâmina da serra circular, gerando economia de custo de material ao longo do tempo.
Até onde chegou o corte de alumínio com serra de fita? As serras de fita agora estão cortando barras de alumínio 6061 de 11 pol. De diâmetro em 14 segundos. Isso é 94 polegadas quadradas de material, o que é equivalente a uma taxa de remoção de 400 sq. IPM. Isso significa que as serras de fita agora podem cortar a 3.500 SFM, o que se compara favoravelmente às gerações anteriores de serras de fita que cortavam apenas até 500 SFM.
Melhor tipo de serra para alumínio
A melhor serra para serrar alumínio depende da aplicação. As serras circulares geralmente são adequadas para cortar alumínio entre 0,5 e 6 pol. De diâmetro, para trabalhos de alto volume (até 5.000 peças por turno) e para o melhor acabamento possível na peça cortada. As serras de fita geralmente fazem sentido para estoque de alumínio de 6 pol. De diâmetro ou maior e para lojas que estão interessadas no corte de alumínio em alta velocidade, mas também cortam outros materiais com frequência.
Talvez o ponto mais importante seja que as serras de fita agora são capazes de fornecer uma alternativa econômica para o corte de alumínio, o que não era o caso há vários anos. Com a crescente dependência do alumínio como parte dos projetos de produtos futuros, os fabricantes agora têm mais uma ferramenta na caixa de ferramentas para lidar com esse trabalho desafiador de serragem.
Onde comprar serra de fita em SP
A RML Máquinas possui diversos modelos de serra de fita horizontal para metal, seja para uso de hobby ou industrial, e serra de fita elétrica para madeira, metais e outros materiais. Entenda como escolher uma lâmina para serra de fita.
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 18-S
- Serra De Fita Horizontal Franho FM 3700H
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 1600
- Serra De Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM 500
- Serra de Fita para Metais MR-123
- Serra de Fita amadora 550W 220V MR-101
- Serra de Fita amadora 750W MR-105
- Serra fita de bancada 400W SFV 050
- Serra de Fita 250W TC-SB
- Serra Fita 375W
- Serra Fita 350W
Saiba mais sobre serra de fita industrial
- Como resolver problemas em lâmina de serra de fita
- Como cortar metal com serra de fita
- Benefícios da serra de fita
- Como fazer um bom corte com serra de fita
- Como comprar serra de fita para marcenaria
- Diferença entre serra de fita e serra circular
- Serra de fita industrial preço
- Serra de fita, para que serve
-
Máquina de Corte Tipo Tartaruga 35W 220V CG1-30N GALZER
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Serra de Fita 1.1/2HP 220V Trifásico MR-275 - Manrod
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Serra de Fita Horizontal com Avanço Hidráulico FM-500A - Franho
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!
-
Serra Fita 250mm 1/2CV c/ mesa inclinável SF.250.C - Maksiwa
Compre [nome_produto] na RML Máquinas. Aproveite o melhor custo-benefício e entrega para todo Brasil. Tudo em até 10x sem juros! Confira!